Identificação dos eventos, fatores e efeitos de risco ao compartilhar sistemas de radiocomunicações entre órgãos de segurança pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2020.004.0006

Palavras-chave:

Eventos de Risco, Efeitos de Risco, Fatores de Risco, Análise de Riscos, Compartilhamento de Sistemas de Radiocomunicações

Resumo

Apresentar, aplicado ao domínio do compartilhamento de sistemas de radiocomunicações entre órgãos de segurança pública, os seguintes resultados: os eventos de risco identificados; suas probabilidades e impactos ao ocorrerem; suas causas, efeitos e seus controles preventivos e reativos, além da Matriz de Riscos dos eventos de riscos identificados. A relevância caracteriza-se devido as diferentes organizações de segurança pública se comunicarem frequentemente com protocolos distintos. Como solução de melhor uso dos recursos, se propõe o compartilhamento entre sistemas de radiocomunicações de forças de segurança. No entanto, diante das incertezas dos resultados deste compartilhamento, a análise de riscos contribuirá para minimizar essas incertezas. Nesse cenário, busca-se identificar os eventos de riscos e seus elementos, afim de subsidiar à gestão na tomada de decisão para minimizar os riscos ora identificados. Pesquisa de natureza descritiva e qualitativa, onde o questionário foi passado por meio de formulários eletrônicos on-line entre os gestores de radiocomunicações do órgão em estudo, buscando atender aos objetivos da pesquisa. Foram identificados os eventos de risco, suas probabilidades de ocorrência e seus impactos na organização, posteriormente, diante de critérios técnicos, lançados na Matriz de Riscos, sinalizada em cores de acordo com a criticidade do risco. Ao final do estudo, após atendido os objetivos do estudo, foi possível apresentar uma Matriz de Riscos que auxilia na melhor visualização da criticidade dos eventos de riscos identificados. Os resultados se apresentam como uma ferramenta que podem auxiliar os gestores nas tomadas de decisões quando se pretende compartilhar sistemas de radiocomunicações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aluisio Sardinha Garcia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Atualmente é aluno de mestrado no Programa de Pós Graduação em Gestão e Estratégia - PPGE/UFRRJ, possui graduação em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense (2003) e trabalha como Agente da área de Telecomunicações da Polícia Federal, responsável pelo Núcleo de Radiocomunicação do Setor de Tecnologia da Informação, possui Especialização em Gestão da Segurança da Informação e Comunicações pela UNB(2014), Cursos de Professor de Radiocomunicação, de Gestão de Processos e de Metodologia de Gerenciamento de Projetos pela Academia Nacional de Polícia Federal, curso de Gestão de Projetos e Planejamento Estratégico pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça. No ano de 2011/2012 Gerente do Projeto de Telecomunicações da Rio+20 pela PF; No ano de 2012/2013 Relator de Comunicações pelo Ministério da Justiça no Rio de Janeiro para Grandes Eventos; No ano de 2013 Gerente do Projeto de Telecomunicações da Copa das Confederações no Rio de Janeiro pela PF; No ano de 2013 Gerente do Projeto de Telecomunicações para a Jornada Mundial da Juventude pela PF; No ano de 2013/2014 Gerente do Projeto de Telecomunicações para a Copa do Mundo 2014 pela PF; No ano de 2015/2016 Gerente do Projeto de Tecnologia da Informação para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

André Luiz de Castro Leal, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Pós-Doutorado em Computação pela UFES. Doutor em informática pela PUC-Rio. Mestre em Ciência da Computação pela UFV. Especialista em Ciência da Computação pela UFV. Especialista em Gestão de TI pela Faculdade Machado Sobrinho. Atua no mercado de TI desde 1992 onde exerceu cargos de Consultor, Gerente de Projetos, Analista de Requisitos, Analista de Sistemas e Professor em instituições públicas e privadas. Atualmente é professor na UFRRJ. Interesse em Engenharia de Software, Gerência de Projetos de Software, Qualidade de Software, Processos Organizacionais, Processos de Software, Ontologia, Governança e Gestão de TI. Atuou ou atua em empresas como PNUD/ONU, Embrapa Gado de Leite, Unimed, MRS Logística, Rhealeza Informática, Grupo Mult, entre outros.

Downloads

Publicado

2020-08-24

Edição

Seção

Planejamento, Estratégia e Competitividade