Educação a distância para a qualificação do servidor público: mapeamento da base SPELL (2015-2019)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2020.004.0004

Palavras-chave:

Aprendizagem organizacional pública, Educação a distância, Qualificação do servidor público

Resumo

A Administração Pública contemporânea deve ser reconhecida e analisada de maneira sistêmica, compreendendo as ações e serviços públicos como resultados da qualificação de seus servidores, que pode ser promovida mediante o uso de diversas modalidades de ensino, dentre as quais se destaca a educação a distância (EAD). Através da EAD, é possível promover a profissionalização dos servidores e serviço público, possibilitando o aprendizado coletivo e transformando os órgãos da Administração Pública em organizações que aprendem. Este estudo tem a finalidade de contextualizar e identificar, através de pesquisa bibliométrica, as produções científicas nacionais relacionadas à educação a distância na Administração Pública a partir da base de dados Scientific Periodicals Electronic Library (SPELL), através de abordagem quali-quantitativa. O artigo encontra-se dividido em cinco partes, iniciando-se pela introdução; o tópico a seguir contempla o os procedimentos adotados para a coleta das informações necessárias ao estudo; em sequência, expõe-se o referencial teórico, contextualizando as temáticas abordadas e analisando os dados coletados. Por fim, apresentam-se as considerações finais, seguidas pelas referências utilizadas para seu desdobramento. Os resultados apontam para um número reduzido de publicações acerca deste tema e em conformidade com os critérios metodológicos estabelecidos, evidenciando um campo notável para a realização deste e de futuros estudos.

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Biografia do Autor

Tassia Tabille Steglich, Universidade Federal de Santa Maria

Servidora pública do Poder Executivo do município de Ijuí, RS. Experiência na área de orçamento público, projetos culturais, projetos de leis e licitações. Atualmente, membro da Comissão de Licitações (com formação Pregoeira). Sempre em busca de novos saberes. 

Eric Charles Henri Dorion, Universidade Federal de Santa Maria

Eric C.H. Dorion é Doutor em Administração de Empresas pela Universidade de Sherbrooke, Canadá (2003), Mestre em Administração de Empresas pela Université Laval, Canadá (1997) e Bacharel em Geografia pela Université Laval, Canadá (1985). É titular de uma bolsa de produtividade CNPq -Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico: Nível 2. Lidera um grupo de pesquisa (GMISAP) sobre Inovação e Sustantabilidade nas Organizações Públicas, do CNPq, certificado pela UFSM. Participou da criação e coordenou o PPGA - Programa de Pós-Graduação em Administração da UCS (2004 a 2011). Participou da criação do Doutorado em Associação em administração PUCRS/UCS (2008-2017). Participou da criação do primeiro Mestrado em Industria Criativa do Brasil na Universidade Feevale (2011-2015). Atualmente, é professor na École de Technologie Supérieure ÉTS (MGPE), Canadá, e é professor visitante na UFSM (PPGOP/PPGAP). Tem experiência na área de Administração, Tecnologia e Desenvolvimento Regional; atuando principalmente nos seguintes temas: estudos das organizações, gestão de inovação e sustentabilidade, gerenciamento de projetos estratégia de negócios e empreendedorismo. Tem 150 artigos publicados em periódicos (ou revistas internacionais e nacionais); 01 livro e 29 capítulos de livros publicados. Tem 85 orientações concluídas, sendo: 10 de Iniciação Científica, 45 de Graduação, 5 de Pós-Graduação Lato Sensu (Especializações e MBAs), 15 de Mestrado, 06 de Doutorado, 02 de Pós-Doutorado Voluntário. Tem 194 participações em Bancas, sendo: 121 em Graduação, 13 em Qualificações de Mestrado, 35 de Mestrado, 13 Qualificações de Doutorado e 12 de Doutorado. Tem experiencia como consultor empresarial internacional, leccionou ou lecciona em universidades e empresas canadenses, francesas e brasileiras. Foi Cônsul Honorário do Canadá para o Estado do Rio Grande do Sul, com sede em Porto Alegre (2012-2016). ENGLISH: Eric Charles Henri Dorion holds a doctorate in Business Administration from the University of Sherbrooke, Canada (2003), a Master of Business Administration from Université Laval, Canada (1997) and a Bachelor of Geography from Université Laval, Canada (1985). Holds a Productivity Grant of the Brazilian CNPq -Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico: Level 2. Leads a research group (GMISAP) on Innovation and Sustainability in Public organisations, by the CNPq, certified by UFSM. Participated in the creation and coordinated the PPGA - Graduate Program in Administration of UCS - University of Caxias do Sul (2004 to 2011). Participated in the creation of the Doctorate in Association in Administration PUCRS/UCS (2008-2017). Participated in the creation of the first Masters in Creative Industry in Brazil at Feevale University (2011-2015). He is currently professor at the École de Technologie Supérieure ÉTS (MEPM), Canada, and is visiting professor at UFSM (MPPOM/MPPA). Has experience in the area of Administration, Technology and Regional Development; working mainly in the following subjects: studies of organizations, management of innovation and sustainability, project management, business strategy and entrepreneurship. Has 150 published articles in scientific journals; 01 book and 29 book chapters. On a total of 85, it includes: 10 Scientific Initiation, 45 Under-graduation, 5 Graduation Lato Sensu (Specializations and MBAs), 15 Master?s, 06 Doctorate, 02 Voluntary Post-Doctorate. Has participated in 194 jurys including: 121 in Under-graduation, 13 in Qualifications for Master, 35 of Master, 13 Qualifications for Doctorate and 12 of Doctorate. Has extensive experience in business consulting and has taught or teaches at Canadian, French and Brazilian universities and companies. He was Honorary Consul of Canada for the State of Rio Grande do Sul, based in Porto Alegre (2012-2016).

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Publicado

2020-08-24