A percepção dos técnico-administrativos da UTFPR, mestres e doutores quanto ao ambiente institucional para o desenvolvimento pessoal e profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2020.002.0008

Palavras-chave:

Técnico-administrativos, Qualificação, Stricto sensu

Resumo

O presente estudo se propõe a identificar, a percepção dos servidores da carreira de Técnico-Administrativos em Educação, egressos de cursos de mestrado e doutorado, quanto ao ambiente institucional para o desenvolvimento pessoal e profissional. A pesquisa é de natureza aplicada, tem objetivos exploratório e descritivo, com análise de cunho qualiquantitativo. Os procedimentos adotados para a coleta de dados foram a pesquisa bibliográfica e a documental, bem como aplicação de questionário aos técnico-administrativos em educação da UTFPR. Os resultados obtidos no estudo mostraram que as percepções dos servidores pesquisados sobre o quanto o ambiente institucional favorece o desenvolvimento pessoal/profissional foram diversas, não apresentando resultados majoritários nem positivos nem negativos. A pesquisa mostrou também que os técnico-administrativos em educação da UTFPR se sentem preparados e querem contribuir com a Instituição, e que a Universidade tem executado uma política de pessoal que em certos aspectos é bem recepcionada na percepção dos pesquisados, mas que precisa dar maior atenção a alguns pontos cujos resultados registrados neste estudo tiveram um percentual de respostas indicando percepções abaixo do nível satisfatório, já que essas percepções podem evoluir positivamente ou negativamente a depender das ações tomadas pela UTFPR.

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Biografia do Autor

Josmar do Nascimento Martins, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Bacharel em Administração pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (FECILCAM), e especialista em Administração Pública pela Universidade Castelo Branco - RJ. É Administrador na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Administração, Administração Pública e Recursos Humanos. Tem interesse na área de empreendedorismo e empreendedorismo em organizações públicas.

Isaura Alberton de Lima, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1987), Mestrado em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1999) e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Professora Titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, no Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública e dos cursos de engenharias e administração presencial e EAD, Avaliadora Institucional, Auditora e Assessora de Projetos Interinstitucionais. Foi Pró-Reitora de Relações Empresariais e Comunitárias, Diretora de Gestão da Avaliação Institucional e Ouvidora Geral da UTFPR. Possui experiência na área Administração, Transferência de Tecnologia e Gestão Pública. Temas de atuação: Interação Universidade-Empresa, Otimização de Habilidades de Gestão, Gestão de Recursos Humanos, Fontes de Financiamento para Tecnologia e Inovação, Desenvolvimento Regional, Planejamento e Governança Pública e Habitats de Inovação.

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Publicado

2020-02-29