Criticidade dos estoques de uma empresa do agronegócio brasileiro simulada a partir de uma modelagem matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2020.002.0007

Palavras-chave:

Logística, Estoque, Agronegócio

Resumo

A logística vem exercendo um papel fundamental no processo de expansão das empresas, ao se tornar um fator determinante de competitividade para a gestão logística de estoque, ferramenta essa, de grande valia para as organizações que buscam uma melhor performance na sua gestão. A realização deste trabalho teve como objetivo a análise do grau de criticidade XYZ sob à luz dos resultados obtidos pela curva ABC obtidos em uma empresa mineira do agronegócio. Através da pesquisa, utilizou-se de um estudo de caso com aplicação de revisão bibliográfica, análise de documentos e observação participante. As informações foram tratadas e corroboradas por meio de visita à empresa. A partir do estudo, pôde-se conhecer as políticas de gestão de estoques adotadas e perceber o interesse da empresa em dar continuidade a futuros projetos que envolvam as classificações XYZ e ABC, uma vez que a pesquisa trouxe reflexos diretamente na busca pela competitividade e inovação para a gestão de produtos no agronegócio Brasileiro. Por fim, como resultado do trabalho, foi detectado que a empresa reconhece a importância dos modelos de criticidade e classificação apresentados, ao confirmar que a proposta pode evitar perdas de produtos e proporcionar uma gestão mais eficiente no que tange à gestão de sua cadeia de suprimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ludhyane de Carvalho Eleuthério, Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais

Possui graduação em Administração pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais(2009).

Vinicius Passos Nogueira, Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais

Possui graduação em ADMINISTRAÇÃO pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais Campus Barbacena(2019). Tem experiência na área de Administração.

Salvador Quintão Barbosa Junior, Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais

Graduado em Administração pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2006). Especialista em Planejamento, Gestão e Implementação em Educação a Distância (PIGEAD) pela Universidade Federal Fluminense (2016). Especialista em Novas Tecnologias Educacionais pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2010). Licenciatura plena em Administração para Educação Profissional pela Universidade Católica de Brasília (2012). Mestre em ciências agrárias (Animal Production - CAPES 4) pela Universidade Federal de Viçosa. Colaborador de Exames e Avaliações do INEP. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais.

Helder Antônio da Silva, Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais

Possui graduação em Engenharia Industrial Mecânica pela Fundação de Ensino Superior de São João Del Rei (1997), graduação em Formação Pedagógica pelo Instituto Federal de Educação do Sudeste de Minas Gerais (2012), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009) e doutorado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2016). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégias Organizacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: negócios internacionais, empreendedorismo internacional, qualidade, sistemas de gestão, gestão da qualidade, auditoria da qualidade, gestão ambiental, estatística, planejamento de experimentos (DOE), controle estatístico de processo (CEP), pesquisa operacional, método multicritério de tomada de decisão (AHP).

José Carlos de Cnop Siqueira, Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais

possui graduação em Administração pela Faculdade Machado Sobrinho (1981). Pós-Graduação em Engenharia Econômica - 09/1982 a 10/1983 - 360 horas. Pós-Graduação em Análise em Sistema de Informações Gerenciais - 05/1984 a 09/1985 - 420 horas. Pós-Graduação em Administração Financeira - 09/1985 a 02/1987- 420 horas.

Downloads

Publicado

2020-02-29

Edição

Seção

Planejamento, Estratégia e Competitividade