Indicador de governança corporativa para as empresas nacionais da BM&FBOVESPA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2019.003.0003

Palavras-chave:

Governança Corporativa, Indicador, Empresas, ACP

Resumo

Este trabalho propõe a construção de um indicador para a avaliação das práticas de governança corporativa adotadas por uma amostra de 193 empresas da BM&FBOVESPA, considerando as informações sobre capital social e cronograma de eventos corporativos disponibilizadas no site da Bm&FBovespa. Foi utilizada a técnica estatística multivariada de Análise de Componentes Principais - ACP, adotando-se o procedimento proposto por Nagar et al. (2002), que utilizam somente as componentes principais que explicam a maior parte da variabilidade dos dados amostrais, considerando os autovalores maiores ou iguais a um. Os resultados mostraram a coerência do IGC proposto, uma vez que a maioria das empresas com níveis de governança corporativa mais próximos de 1, de fato, figuram entre as empresas certificadas pela Bm&FBovespa como sendo de Novo Mercado em conformidade com os Níveis Diferenciados de Governança Corporativa.

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Biografia do Autor

Ailton Corecha de Souza, Universidade da Amazônia

É Bacharel em Estatística pela Universidade Federal do Pará (2004), Especialista em Estatísticas Educacionais pela Universidade Federal do Pará (2009) e mestre em Matemática e Estatística pela Universidade Federal do Pará (2010). Foi Estatístico da Secretaria Municipal de Educacao e Desporto - Castanhal-PA. Atualmente é Professor de Estatística do Magistério Superior da Universidade Federal Rural da Amazônia (Campus de Tomé-açu/PA), foi Coordenador do Curso de Bacharelado em Administração desde Novembro de 2015 a Janeiro de 2017, é doutorando do Programa de Pós-graduação em Administração da UNAMA. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Probabilidade e Estatística Aplicadas.

Igor de Jesus Lobato Pompeu Gammarano, Universidade da Amazônia

Doutorando (2018 - 2021) e Mestre (2013-2014) em Administração pela Universidade da Amazônia-UNAMA, com período sanduíche na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP) pelo Projeto do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica - PROCAD. Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade da Amazônia-UNAMA (2008-2011) e graduando em Administração pela Estácio FAP (2017-2021). Integrante do grupo de pesquisa em Marketing Tecnológico-MKT da Universidade da Amazônia - UNAMA, desenvolve estudos sobre o comportamento do consumidor de produtos tecnológicos com foco no Marketing de Influência como linha de pesquisa principal, tendo diversas publicações aceitas e realizadas em periódicos científicos nacionais e internacionais de elevada classificação no ranking Qualis/CAPES como Journal of High Technology Management Research (ABS 2 em Inovação) e Journal of Strategic Marketing (ABS 2 em Marketing). Coordenou os cursos de Administração, Ciências Contábeis e o setor de Extensão da Faculdade Estácio Castanhal, foi professor tutor da Universidade Federal do Pará - UFPA, professor da Escola de Administração Penitenciária do Pará - EAP e professor efetivo Classe A, Assistente - A - 1 da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA, estando responsável por diversas disciplinas nas áreas de Gestão e Negócios, como Administração de Marketing, Comércio Exterior e Gestão de Pequenas Empresas. Atualmente, atua como professor da disciplina Administração de Conflitos e Negociação na Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Pessoas da Faculdade Estácio de Castanhal.

Cyntia Meireles Martins, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2002), mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (2006) e Doutorado em Ciências Agrárias (2011). É professora da Universidade Federal Rural da Amazônia, Pesquisadora do Grupo Cadeias Produtivas, Mercados e Desenvolvimento Sustentável, atuando principalmente nos seguintes temas: Sustentabilidade em Cadeias de Suprimento; Governança de Cadeias Produtivas e Mercados; Instituições e Desenvolvimento Socioeconômico; Organizações Rurais e Agroindustriais; Aglomerados Empresariais e Arranjos Produtivos Locais; Economia Circular e Desenvolvimento Sustentável.

Sérgio Castro Gomes, Universidade da Amazônia

Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1986), mestrado em Economia pela Universidade da Amazônia (2003), doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2007). Realiza estagio Pós-Doutoral em Administração de Empresas na Escola de Administração de São Paulo (EAESP) da Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP). Diretor de Previdência do Instituto de Previdência e Assistência do Estado do Pará (IPASEP) de 1998 a 2002. Diretor de Previdência do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (IGEPREV) no ano de 2003. Diretor de Estatística, Tecnologia e Informação do Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental Pará (IDESP) de 2011 a 2013, em que coordenou o projeto Tabela Recursos e Usos Economia Paraense 2009 financiado por recursos financeiros do Governo do Estado do Pará. Coordenou os estudos de socioeconomia e da cadeia de suprimento do projeto Modelo Estratégico de e Otimização de Rede de Transporte em Áreas de Influência do Setor Mineral do Estado do Pará em UFPA a Universidade do Minho de Braga/Portugal, financeiros da Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia (FIDESA) e da Fundação Amazônia Paraense de Amparo a Pesquisa (FAPESPA). Atualmente exerce atividades técnicas na Escola de Governança do Estado do Pará como pesquisador do Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Estratégicos em Governança Pública (CEPPE/EGPA). É professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPAD) da Universidade da Amazônia (UNAMA). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em estatística socioeconômica, econometria, avaliação de impacto de políticas públicas, aplicação de modelos matemáticos de mensuração da eficiência em organizações públicas e privadas. Aplicação de métodos quantitativos na gestão das organizações. Desenvolve pesquisas em gestão estratégica com ênfase na Teoria Baseada em Recursos, Capacidades Dinâmicas, Visão Baseada em Práticas, Desempenho Empresarial e Fatores Determinantes da Competitividade e estuda os atributos presentes no relacionamento entre empresa com seus fornecedores e clientes como estratégia de criação de valor em cadeias de suprimento de produtos do agronegócio e dos segmentos da Indústria da hospitalidade. Líder do grupo de pesquisa denominado Núcleo de Estudos de Práticas de Gestão, Desempenho e Competitividade das Organizações na Amazônia (NEGOA). Líder do Tema 4- (Cadeias de suprimentos agrícolas e extrativistas) da divisão de Gestão de Operações e Logística (GOL), em ano 2019.

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Publicado

2019-09-29