Governança corporativa nas médias empresas com potencial de crescimento listadas no Bovespa Mais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2019.001.0001

Palavras-chave:

Dimensões de governança, Mercado de capitais, Médias empresas

Resumo

A governança corporativa diz respeito a como as empresas são dirigidas, monitoradas e incentivadas. É um tema de suma importância, que deve ser considerado por todas as empresas. Independentemente de seu porte, listadas em bolsa ou não, todas podem usufruir dos benefícios das boas práticas de governança corporativa. Os códigos de governança, na maioria das vezes, têm por objetivo as grandes empresas listadas; no entanto, existem iniciativas para promover a adoção das práticas de governança pelas PMEs. Existe uma escassez de trabalhos relacionados à governança corporativa nos países em desenvolvimento, principalmente em consideração as PMEs. O trabalho tem o objetivo de colaborar com o preenchimento desta lacuna, apresentando uma análise sobre as dimensões de governança de maior destaque nas médias empresas com potencial de crescimento. A pesquisa é de caráter exploratório, descritivo e quantitativo. Os dados foram obtidos através de relatórios financeiros e sites de dez empresas de porte médio listadas em bolsa. Os resultados sugerem que as dimensões Direitos dos Acionistas e Conselho de Administração apresentam maiores scores, seguidos de ética e conflitos de interesses e transparência. O trabalho poderá colaborar com novas pesquisas em relação a governança nas médias empresas com potencial de crescimento, principalmente as que pretendem acessar o mercado de capitais, como forma de obtenção de recursos e por fim apresenta sugestões para estudos futuros.

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Biografia do Autor

Leandro Rodrigues, Universidade de São Paulo

Mestre em Ciências Administração de Organizações pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - FEA-RP/USP (2018), MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas, especialização em Gestão Integrada pela Faculdade Anhanguera de Sertãozinho, graduação em Administração com habilitação em Administração Mercadológica, pelo Instituto Municipal de Ensino Superior de Bebedouro. Mediador no curso de Engenharia de Produção da Universidade Virtual do Estado de São Paulo - UNIVESP e professor orientador de monografia dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu do Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas - PECEGE-ESALQ/USP. Membro da Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - ANEGEPE. Trabalhou como analista de departamento pessoal e professor em curso profissionalizante em rotinas administrativas na escola Microlins e estagiário no Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) da FEA-RP USP. Tem interesse em finanças corporativas, pequenas e médias empresas, empreendedorismo, governança corporativa e inovação.

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Publicado

2019-06-20