Eleições e mudança de poder no Rio Grande do Sul: análise nos municípios do estado

Autores

  • Andressa Petry Müller Universidade Federal de Santa Maria
  • Michel Richard Costa de Quadros Universidade Federal do Pampa
  • Nelson Guilherme Machado Pinto Universidade Federal de Santa Maria http://orcid.org/0000-0003-1105-2271

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2018.003.0004

Palavras-chave:

Reeleição, Mudança de Poder, Municípios

Resumo

A relevância da reeleição no o processo eleitoral se dá diante da chance de um governante conduzir bem o seu mandato, visando com isso adquirir maiores chances de continuar no poder e realizar projetos maiores, e que beneficiem um conjunto maior de pessoas. Tendo em vista a importância da temática reeleição, o presente estudo busca analisar o impacto das eleições e mudança de poder nos municípios gaúchos, verificando a alteração das variáveis de desenvolvimento de acordo com a alternância ou não de poder por regiões do estado. A pesquisa se caracteriza como descritiva e quantitativa, e se aproveita de dados eleitorais entre 1992 e 2016 dos municípios gaúchos e relativos às variáveis de desenvolvimento. Percebe-se que o estado apresenta algumas oscilações entre o número de partidos que se mantém no poder, além de que é verificado que as variáveis de desenvolvimento influenciam tanto de forma negativa como de forma positiva. No total houveram reeleições em apenas 36,23% dos casos analisados. É possível notar também que há partidos que se destacam mais em uma região do que outra, e os índices de reeleição acompanham a mesma lógica, pois em algumas regiões há mais reeleições do que em outras. Com isso, é necessário a compreensão dessas diferenças, e que a preferência por um partido é feita devido às ações realizadas na gestão, influenciado por questões históricas, visto que alguns municípios são redutos eleitorais de um ou dois partidos, além do grau de ligação da legenda para com as causas e questões relacionadas à população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andressa Petry Müller, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmica do 10° semestre do curso de administração da Universidade Federal de Santa Maria campus Palmeira das Missões. Atualmente é bolsista de Iniciação Científica-CNPQ. Tem experiência como bolsista e estagiária na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas. Também foi vice-presidente do Diretório Acadêmico do curso de Administração, sendo representante discente em comissões e colegiados do curso.

Michel Richard Costa de Quadros, Universidade Federal do Pampa

Atualmente mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) na UNIPAMPA-Campus Santana do Livramento, é representante discente no Colegiado do PPGA. Bacharel em Administração, foi Presidente do Diretório Acadêmico do Curso de Administração durante o exercício de 2017, da Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira, além de ter participado como representante discente no Colegiado do curso de Administração Diurno da UFSM-Palmeira.

Nelson Guilherme Machado Pinto, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) lotado no Departamento de Administração no Campus Palmeira das Missões, Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública e Professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas da Universidade Federal de Santa Maria (PPGOP/UFSM). Atualmente é Chefe do Departamento de Administração da UFSM, Coordenador do Grupo de Estudos em Administração Pública, Econômica e Financeira (GEAPEF), participante do Grupo de Extensão e Pesquisa em Estratégia Organizacional (GEPEO) e Líder da linha de pesquisa Ferramentas de Avaliação e Controle da Gestão Pública do PPGOP/UFSM. Doutor em Administração pela UFSM na linha de pesquisa de Economia, Controle e Finanças. Mestre em Administração pela UFSM na linha de pesquisa de Economia, Controle e Finanças. Bacharel em Administração pela UFSM. Atua nos seguintes temas: Administração Pública, Governança Pública, Inadimplência, Análise de Eficiência, Desenvolvimento Regional e Finanças Comportamentais.

Downloads

Publicado

2019-05-19