Sustentabilidade e indústria 4.0 no setor têxtil: uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2023.003.0001

Palavras-chave:

Indústria Têxtil, Indústria 4.0, Sustentabilidade

Resumo

O presente manuscrito tem como objetivo contribuir no sentido de elencar as principais ferramentas e tendências da indústria 4.0 (I4.0) aplicadas no setor têxtil de forma sustentável, a fim de fomentar uma discussão sobre um relevante tema de pesquisa. A indústria têxtil é uma das maiores fontes mundiais de crescimento econômico e de poluição industrial, e questões sustentáveis estão se tornando uma preocupação cada vez maior. Sendo assim, I4.0 surge com alternativas tecnológicas a fim de impactar positivamente a indústria de confecção. Foi realizada uma revisão de literatura aplicando-se a técnica de revisão sistemática. Os resultados verificados indicaram a categorização de 03 principais tendências e seus impactos aplicando a sustentabilidade na indústria têxtil. Dentre estas, pode-se citar: (1) economia circular e produção sustentável; (2) blockchain e cadeia de suprimentos; e (3) ferramentas da I4.0 aplicadas na indústria têxtil. Contudo, conclui-se que o presente artigo busca servir como uma ferramenta de acesso e visibilidade para possíveis implementações das inovações sustentáveis na indústria têxtil no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Nogueira Lima Junior, Universidade de Pernambuco

Graduação em Licenciatura Plena em Matemática, Pós Graduação em Matemática Comercial e Financeira, MBA em Administração e Finanças, MBA em Gestão Bancária. Funcionário efetivo do Banco do Brasil S/A vinculado a Gerência Regional de Segurança Institucional de Pernambuco. Experiência como professor nas disciplinas de Matemática, Matemática Aplicada, Matemática Financeira, Estatística, Cálculo Diferencial Integral, Gestão de compras e Estoque e Gestão da Produção. Experiência nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Sistemas de Informação, Recursos Humanos, Logística, Marketing e outros.

Djalma Silva Guimarães Junior, Universidade de Pernambuco

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Campina Grande (2008). Em 2010 e 2016, defendeu, respectivamente, sua dissertação de mestrado e tese de doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é Professor Associado da Universidade de Pernambuco atuando no Mestrado em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável ? GDLS UPE, e na Graduação em Engenharia Mecânica da Escola Politécnica de Pernambuco ? POLI UPE. Ainda atua como Coordenador Geral de Inovação da universidade. Lidera as seguintes iniciativas: NE4.0 - Programa de Revitalização da Indústria Nordestina; PE4.0 - Programa de Revitalização da Indústria Pernambucana, iniciativas da UPE em parceria com a SUDENE; e o Lócus 4.0 - Transformação Digital para a Indústria de Confecções, iniciativa da SECTI PE e FACEPE. Coordena a Especialização em Indústria 4.0 na POLI-UPE. Representa a Universidade de Pernambuco na Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Logística do Estado de Pernambuco vinculada a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco - ADEPE. Foi Vice Coordenador do Mestrado em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável no período de 2019 a 2022, bem como coordenou o Curso de Tecnologia em Logística da Universidade de Pernambuco no período de 2013 a 2017. Tem interesse nas seguintes áreas: Gestão da Inovação, Indústria 4.0, Logística e Qualidade.

Downloads

Publicado

2023-09-30