A privatização da administração pública no Brasil sob uma perspectiva bibliométrica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2023.003.0007%20

Palavras-chave:

Análise Bibliométrica, Privatização, Administração Pública, Brasil

Resumo

A privatização, a partir da década de 1990, tem sido uma escolha recorrente do governo brasileiro com o intuito de aumentar a eficiência operacional de empresas estatais e trazer um alívio financeiro para as contas públicas. O objetivo deste trabalho é realizar um estudo bibliométrico sobre a produção científica acerca da temática da privatização da Administração Pública no Brasil mediante coleta de dados de produções acadêmicas e autores que mais contribuíram sobre o tema. Esses dados foram analisados quantitativamente através da base de dados Web of Science. A pesquisa é de natureza aplicada e descritiva e propõe uma abordagem quantitativa, utilizando a técnica de análise de conteúdo, objetivando buscar os autores com mais produções científicas e os periódicos mais citados dentre aqueles que possuem maior relevância no tema proposto. Foi possível identificar as tendências de pesquisa e as lacunas de conhecimento, além das principais contribuições que versam sobre a privatização da Administração Pública no Brasil. Os resultados indicam, com base no portfólio bibliográfico encontrado, que uma parte dos trabalhos foi publicada em 2021, três revistas concentraram as publicações e os temas mais recorrentes estão relacionados à privatização nos setores da saúde, elétrico e educacional, entre outros achados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geórgia de Abreu Barbosa Reis, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Bacharela em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Campus III- Guarabira-PB .(2018); Pós-graduada em Licitações e Contratos, pelo Centro Universitário Amparense- UNIFIA (2022). Já atuou como estagiária do Tribunal de Justiça da Paraíba na 5 Vara da Comarca de Guarabira-PB. Faz parte do Grupo de Pesquisa Carreiras UNIVASF, Atualmente é Mestranda em Administração Pública-PROFIAP, pela Universidade Federal do Vale do São Francisco- UNIVASF (2022), também está cursando Pós-Graduação em Direito Público pela Faculdade LEGALE EDUCACIONAL (2023), e realiza estágio Pós-Graduação como Assessora Ministerial do Ministério Público do Estado da Bahia, Advogada/OAB-BA. 

Rayssa Kelly de Oliveira Nascimento, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Mestranda em Administração Pública pela Universidade Federal do Vale do São Francisco Graduada em Gestão Pública pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Servidora Pública Federal, Tecnologia Formação: Gestão Pública da Universidade do Vale do São Francisco (UNIVASF) Atuou como Bolsista de Iniciação Científica no projeto intitulado "Participação, ideias e instituiçoes: uma revisão teórica. Um ano como monitora voluntária da disciplina de Bases de Administração Pública, no qual o projeto consistia em criar um material didático a partir de traduções e adaptações de textos na língua inglesa. Atuou como bolsista na Extensão Universitária pela Incubadora de Empreendimentos Solidários (INCUBES/UFPB) ligada ao Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Economia Solidária e Educação Popular (NUPLAR/COEP/PRAC/UFPB).

Diego Pinto de Barros Leal, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Auditor-Fiscal do Trabalho. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Direito Processual pela Faculdade de Tecnologia Darcy Ribeiro, em Direito do Trabalho pela Faculdade de Paraíso do Norte e em Relações de Trabalho e Emprego pela Università Degli Studi di Torino. Mestrando em Administração Pública pela Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Bruno Cezar Silva, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Bacharel em Direito pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB),OAB PE 29670, Doutor em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Mestre em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Especialista em Direito Processual Civil pela FIJ-RJ. Docente de Direito nas áreas de Criminologia, Direito Constitucional, Teoria Geral do Processo, Direito Administrativo, Processo Administrativo Disciplinar, Gestão Pública, Direito Ambiental, Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável.Servidor Técnico Administrativo em educação da Univasf. Exerceu cargo de Pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Univasf (2016-2020; 2021-2022) e Pró-reitor de Gestão de Pessoas(2023). Professor Permanente do Mestrado Profissional em Administração Pública(Profiap -Univasf). Coordenador do Curso de Especialização Latu Sensu Tecnologias de Baixa Emissão de Carbono: Fortalecendo a Convivência com o Semiárido da Univasf. Pesquisador do Núcleo de Agroecologia e Produção Orgânica- ENSAIO PARA A VIDA da Univasf, certificado no DGP da CNPq.Membro. Membro da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA). Titular do Conselho Municipal do Meio Ambiente - CMMA - Biênio 2021/2022 e 2023/2024 da cidade de Juazeiro/Ba. Coordenador do curso de direito da Unibrás Juazeiro. Áreas de interesse e de pesquisa: Criminologia, Teoria Geral do Processo, Direito Administrativo, Processo Administrativo Disciplinar, Gestão Pública, Direito Ambiental, Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável. 

Downloads

Publicado

2023-09-30