Covid-19 e o impacto financeiro do lockdown: uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2022.003.0009

Palavras-chave:

Coronavirus, Lockdown, Finanças

Resumo

Durante a primeira fase da pandemia de coronavírus (COVID-19/SARS-CoV-2), países em todo o mundo implementaram uma série de políticas de contenção, como a implementação do lockdown. A partir disto, o objetivo deste artigo é analisar e classificar os principais estudos publicados na área de finanças sobre os possíveis impactos para a economia mundial devido à implementação do lockdown para evitar a propagação da pandemia por COVID-19, através de uma revisão sistemática na literatura da área de pesquisa de negócios e economia, que busca descobrir a perspectiva, comparar com os resultados encontrados pós-lockdown e delinear caminhos para a condução de pesquisas futuras. Através de uma seleção fundamentada, com critérios de inclusão e exclusão previamente estabelecidos, obtiveram-se os estudos selecionados para esta revisão. Inicialmente, 13 estudos formaram a revisão sistemática. Baseando-se nisto, estabeleceram-se dois tópicos para a discussão: 1) Pandemia na Economia dos Países e 2) Mercado Global com a Implementação do Lockdown. Em seguida, realizou-se uma atualização do portfólio bibliográfico, que resultou na inclusão de 09 artigos, o qual resultou no tópico 3) Análise do Real Impacto Financeiro da Pandemia em 2020. Com base nos achados, verificou-se que a maior parte da previsão estatística dos efeitos econômicos do lockdown estavam corretos. Entretanto, esses resultados não podem ser generalizados, pois a perspectiva de gerenciamento do fechamento de países e a forma que a população se comporta diante disto podem influenciar nos resultados. Dessa forma, diferentes evidências foram identificadas, nas quais as evidências de países com uma saída econômica positiva refletem na administração de crises futuras e seguem como exemplo para os demais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helen Maria da Silva Gomes, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na linha de pesquisa de Controle de Gestão e Avaliação de Desempenho. Mestra em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), em que foi monitora da disciplina Mercado Financeiro e de Capitais e monitora da disciplina de Análise de Custos. Trabalhou como estagiária no setor privado (Hospital de Terapia Intensiva - HTI) e no setor público (no Núcleo de Apoio Contábil da Receita Federal - NAF e no Tribunal de Contas do Estado do Piauí - TCE/PI). Integrante do Grupo de Pesquisa de Gestão de Custos (GGC-UFSC). Tem experiência na área de estatística, pesquisas em saúde, contabilidade e auditoria hospitalar e custos do setor público. Tem interesse em pesquisas de custos na área de saúde.

Tony Leonardo Silva Leles, Universidade Federal do Piauí

Possui graduação em Ciências - Matemática pela Universidade Estadual do Maranhão (2008). Atualmente é Coordenador de Serviços ao Cliente na Vivo Telefônica. Graduado Bacharel em Ciências Contábeis (2021) com registro no Conselho Federal de Contabilidade. Pós Graduado em Gestão e Contabilidade Tributária e Fiscal (2021). Segunda Pós Graduação em Auditoria e Controladoria pela Universidade Federal do Piauí em andamento

Alysson Nunes de Moura Almeida, Universidade Estadual do Piauí

Graduado em Direito pela Universidade Estadual do Piauí

Publicado

2023-01-08