Teoria da agência aplicada ao setor público: uma pesquisa bibliométrica e agenda de pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2022.002.0018

Palavras-chave:

Teoria da agência, Administração pública, Políticas públicas

Resumo

Este artigo apresenta um estudo bibliométrico relacionado à aplicação da teoria da agência no setor público. Apesar de ter sido inicialmente concebida a partir de estudos realizados no setor privado, a teoria da agência pode ser aplicada ao domínio da administração pública, uma vez que nesse espaço se configuram diversas relações entre agente e principal e principal em relação ao principal. Os estudos relacionados à teoria da agência na Administração Pública podem auxiliar a compreender melhor esses conflitos, que acabam resultando, muitas vezes, em desvios ou mau uso do dinheiro público. Este estudo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa quantitativa de cunho bibliométrico. As primeiras publicações sobre o tema ocorreram no final da década de 1990, sendo que, especialmente a partir de 2013, houve um aumento no número de publicações, que representa aproximadamente metade dos artigos encontrados. Em relação às lacunas apresentadas pelos artigos pesquisados, pode-se agrupá-las em dois grandes blocos: um, em relação à análise de questões políticas; e outro, relacionado ao desenvolvimento de teoria própria para o setor público. Os resultados deste artigo apontam a necessidade de realização de estudos voltados para o tema, em especial no desenvolvimento de pesquisas voltadas à compreensão do papel que os diversos tipos de agentes representam nos órgãos públicos, evitando, dessa forma, comportamentos oportunistas ou desonestos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Niomar Fantinelli, Universidade do Vale do Itajaí

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2005) e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Anhanguera - Uniderp (2013). Especialização em Gestão de Pessoas, pela IDEAU de Getúlio Vargas. Defendeu a Dissertação junto a UNIVALI-SC, no Mestrado Profissional em Administração. Atualmente é sócio - Serviços Contábeis Pedrollo Ltda e técnico contábil - contador da Prefeitura Municipal de Quatro Irmãos. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Contabilidade e Finanças Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: administração pública, educação, políticas públicas e teoria da agência.

Jeferson Lana, Universidade do Vale do Itajaí

Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - FGV/EAESP (2013-2017). Bolsista do Programa Capes/Fulbright de Doutorado Sanduíche na The Wharton School (University of Pennsylvania), Philadelphia, PA, USA (2015/2016). Mestre em Administração pela UNIVALI/SC (2013). Pós-graduado em Gestão Financeira com ênfase em Mercado de Capitais pela Fundação Getúlio Vargas (2010). Graduado em Administração de Empresas pela Fundação Educacional de Brusque - Unifebe(2007). É profissional aprovado pela ANBID/Anbima (Associação Nacional dos Bancos de investimento) CPA-20. Administrador de empresas e Consultor do grupo Rovian. Também é consultor financeiro pessoal e de finanças empresariais. Docente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e do Programa de Mestrado Profissional em Gestão, Internacionalização e Logística (PMPGIL) da UNIVALI em matérias relacionadas a Métodos Quantitativos, Finanças e Investimentos Financeiros. Lecionou em nível de graduação no Grupo Uniasselvi/ASSEVIM (Kroton) entre 2008 e 2012. Também lecionou no Centro Universitário de Brusque - Unifebe (2012) e na Saint Paul Educacional em São Paulo/SP durante 2014. Atua como professor visitante em nível de especialização (MBAs) na Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, UNOESC, SENAC, entre outras. 

Publicado

2023-01-08