Participação social: o que e como está sendo abordada nos estudos nacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2022.002.0015

Palavras-chave:

Participação social, Controle social, Cidadania, Participação, Revisão integrativa da literatura

Resumo

Discutir o que e como está sendo estudada a participação social no Brasil, bem como identificar lacunas que ainda não foram supridas sobre essa temática. A pesquisa utilizou a revisão integrativa da literatura por meio da busca de artigos científicos nas bases Web of Science, ScIELO e CAPES. Os achados são consistentes com estudos anteriores que investigam a participação social sob a perspectiva das políticas públicas, instituições participativas, conferências, conselhos e orçamentos participativos. Por outro lado, evidenciam a necessidade de adotar novas metodologias a fim de ampliar a participação ativa de crianças na formulação de políticas públicas às quais são as principais destinatárias, bem como as contribuições teórico-analíticas acerca do fenômeno das redes focado na participação social. O campo de pesquisa vem se debruçando sobre políticas públicas, com destaque para a área da saúde, e sobre a estrutura, implementação e funcionamento dos conselhos, porém ainda com necessidade de uma maior publicização das experiências e dos conhecimentos gerados sobre os conselhos criados no âmbito dos orçamentos participativos. Verifica-se que há formatos institucionais de participação surgindo em nossa sociedade, no entanto se percebe a necessidade de se aprofundar as motivações para participação nesses espaços. Ainda, verificou-se a predominância de trabalhos empíricos, com uma quantidade significativa de estudos de casos e utilização de métodos qualitativos. Este trabalho contribui para o estudo da participação social no contexto brasileiro em dois aspectos: por apresentar uma revisão integrativa de literatura atualizada e pela adoção de protocolos de pesquisa detalhados e pautados na confiabilidade, a fim de permitir a sua reprodução. Além de identificar lacunas teóricas que ainda não foram supridas e que poderão contribuir para estudos futuros.

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Biografia do Autor

Stella Pereira Leite, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda em Administração pela Universidade Federal da Paraíba - Linha de Pesquisa: Organização e Sociedade/Ênfase: Estado e Trabalho. Membro do Núcleo de Estudos do Terceiro Setor (GETS). Especialista em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal da Paraíba (2015). Graduada em Administração pela Universidade Federal de Campina Grande (2009). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública e Terceiro Setor, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, desenvolvimento sustentável, gestão ambiental, resíduos sólidos, economia solidária e políticas públicas.

Publicado

2023-01-08