Mudança organizacional em implantação de sistemas de gestão da segurança de informações com enfoque STOPE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2022.001.0024

Palavras-chave:

SGSI, STOPE, Implantação, Comportamento Organizacional

Resumo

Este estudo teve como objetivo entender como o modelo STOPE de Saleh et al. (2006) pode auxiliar nas estratégias de mudança organizacional. Além disso, procura verificar se o modelo STOPE contribui com os estudos sobre comportamento organizacional, que ocorre durante o processo de implantação do Sistema de Gestão de Segurança da Informação – SGSI. Essa contribuição teria como propósito garantir a segurança de informação no local de implantação do SGSI. Avaliou-se os principais passos de implantação de mudança organizacional, segundo Kotter (1999), os quais foram alinhados ao domínio principal da estrutura STOPE de Saleh et al. (2006). O método utilizado foi o Design Science Research, em que se iniciou por uma revisão de publicações com essa temática, na sequência foram alinhados o modelo aos passos de implementação de mudanças e então se obteve um escopo de artefato para o processo de implantação de gestão de segurança de informação, finalmente avaliou-se o artefato através de visitação em indústria, a partir da aplicação dele em uma empresa. Os resultados demonstram a efetividade do escopo de artefato sugerido e o possível impacto para as empresas que optam por não adotar métodos de implantação ou que não resguardam suas informações, como no caso da empresa que avaliou o artefato. Por fim, de modo geral, percebeu-se que existe possibilidades promissoras para que sejam testados e melhorados esses artefatos e que estes podem ser alinhados a outras situações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexsandra Matos Romio, Universidade Federal de Santa Maria

Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 2009.
Mestre em Engenharia de Produção pela mesma Universidade em 2012 na área de Gerência da Produção.
Professora na área de mecânica no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria.
Doutorado em andamento em Administração na UFSM.

Debora Bobsin, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Administração pela Escola de Administração - UFRGS (2012). Professora do Departamento de Ciências Administrativas (DCA/CCSH/UFSM).

Taís de Andrade, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Administração pelo Centro Universitário Franciscano (2005). Mestrado (2010) e Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2017). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Maria.

Publicado

2022-05-18