Cleantech: uma investigação da inovação no modelo de negócio no setor de gestão de resíduos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2022.001.0007

Palavras-chave:

Inovação em Modelo de Negócios Sustentável, Startups Cleantech, Gestão de Resíduos

Resumo

Este trabalho visa entender como a inovação e sustentabilidade são abordadas no modelo de negócio de três startups Cleantech brasileiras com soluções voltadas para a gestão de resíduos, e evidenciar fatores ligados a oportunidades no setor. Chegando na metade da década da ação, encontrar formas de produção e consumo sustentáveis é de interesse não só da comunidade acadêmica, como também de profissionais de negócios e formuladores de políticas públicas. Nesse contexto, startups Cleantech entregam inovação orientada à sustentabilidade, podendo ser atores chave na transição para uma economia com impactos socioambientais positivos e ciclos produtivos cada vez mais fechados. Os resultados obtidos mostram que a tecnologia é um dos principais impulsionadores do modelo de negócio de startups Cleantech, indicando que o posicionamento sustentável facilita o acesso a investimentos, a formação dos fundadores e CEOs influencia diretamente na capacidade de inovação tecnológica e a pressão da lei, aliado a resultados insatisfatórios no que tange a logística reversa e a reciclagem, criam um mercado com grande espaço para ser explorado no Brasil. De acordo com o referencial teórico, nove fatores foram identificados e serviram de base para a codificação dos dados obtidos. A pesquisa possui caráter exploratório, valendo-se de uma abordagem qualitativa, tendo como procedimentos técnicos pesquisa documental e análise de conteúdo.

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Biografia do Autor

Larissa Guimarães Nogueira, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Pará (2019). Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: gerenciamento de projetos, comunicação, administração, risco e boas práticas de gestão de projetos.

Adalberto Americo Fischmann, Universidade de São Paulo

Professor Titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), desde 1993. Diretor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP com mandato de 2014 a 2018. Possui graduação em Administração pela Universidade de São Paulo (1968); doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1972); e pós-doutorado na Manchester Business School - UK (1973-1974). Professor Livre Docente (1987); Professor Adjunto (1988). Presidente da Comissão de Orçamento e Patrimônio - COP da USP para o período 2014 a 2018. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração (1984 a 1985) e Chefe do Departamento de Administração da FEA-USP (2009 a 2013); Fulbright Scholar-in-Residence na Robert W. Plaster School of Business - Missouri Southern State University (2006-2007); bolsista do CNPq nível A na modalidade "Especialista Visitante", editor da Revista de Administração da USP, diretor da Fundação Instituto de Administração -FIA (2006 a 2012); e Secretário Executivo da Associação Nacional de MBA (ANAMBA). Orientou mais de 70 dissertações de mestrado e teses de doutorado e possui mais de 270 trabalhos publicados nacional e internacionalmente na área, incluindo livros, artigos e capítulos de livros, principalmente nos temas estratégia, planejamento e administração estratégica, cenários, alianças estratégicas e competitividade internacional; acumula grande experiência em treinamentos para executivos nas áreas de gestão estratégica e desenvolvimento organizacional e tem realizado diversas consultorias junto à empresas privadas e estatais.

Publicado

2022-05-18

Edição

Seção

Planejamento, Estratégia e Competitividade