Accountability e a ouvidoria do Ministério Público do Estado do Maranhão

Autores

Palavras-chave:

Serviço de Ouvidoria do Ministério Público do Estado do Maranhão, Accountability, Manifestação de Usuários e Respostas da Ouvidoria

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi identificar a percepção de accountability pelos usuários dos serviços da ouvidoria do Ministério Público do Estado do Maranhão (MPMA). Os mecanismos habituais de controle burocrático não têm sido suficientes para assegurar a eficiência dos serviços públicos no atendimento às crescentes demandas. Nas pesquisas sobre os serviços públicos, há lacunas de estudos que utilizem as manifestações dos usuários de ouvidoria, produzidas diretamente do contato com a Administração Pública. Considera-se que seja forma apropriada de mostrar a demanda real, levada pelo cidadão/usuário ao serviço de atendimento de uma organização pública como o Ministério Público. O trabalho foi realizado com a utilização da técnica de Análise de Conteúdo. Produziu-se pesquisa qualitativa, com recorte transversal e dados secundários, obtidos dos registros de manifestações dos usuários da ouvidoria do MPMA, entre os anos 2016-2019. Na análise dos dados, usou-se os softwares WORDART e MAXQDA. O método indicou a eficiência da associação de termos vocalizados pelo cidadão e sugestões da linguagem para detectar e explicar demandas à gestão pública reconhecida pelo controle institucional, feito pelo TCU. O estudo contribuiu para mostrar que os usuários da ouvidoria apresentaram manifestações críticas quanto à gestão pública e foram úteis para o reconhecimento de fatores associados à accountability- controle social, prestação de contas, transparência e participação social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lindonjonson Gonçalves de Sousa, Fucape Business School

Mestre em Contabilidade e Administração

Arilda Magna Campagnaro Teixeira, Fucape Business School

Doutor em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Economia pela Universidade Federal Fluminense. Bacharel em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Sua área de concentração é macroeconomia, nos temas: (1) Cenário Macroeconômico interno, de âmbito nacional (política econômica e crescimento econômico); e cenário macroeconômico interno, de âmbito regional (economia do estado do Espírito Santo). (2) Cenário Macroeconômico externo (comércio exterior, internacionalização de mercados, Regulação do Comércio Internacional, Economia Política das Relações Internacionais). É professora assistente (graduação e mestrado); Coordenadora dos cursos de Gestão Estratégica de Negócios e de Gerenciamento de Projetos, da Pós-Graduação Lato-Sensu da Fucape Business School. É coordenadora do Projeto PIBIC FUCAPE. É articulista da Revista ESBrasil. Foi coordenadora dos cursos de graduação (Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas) da FUCAPE Business School no período 2010 a 2016.

Publicado

2022-05-18