Eficiência socioeconômica do Vale do Rio Araguaia – Goiás: uma fronteira determinística e abordagem do índice de Malmquist

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.004.0024

Palavras-chave:

Eficiência, Produtividade, Atuação, Agricultura, Índice

Resumo

O presente estudo teve como objetivo avaliar a eficiência socioeconômica em 41 municípios brasileiros nos anos de 2014 e 2016 na área compreendida pelo Vale do Rio Araguaia, no Centro-Oeste, estado de Goiás, Brasil. Utilizamos os métodos de análise envoltória de dados e índice de Malmquist para estimar a eficiência do município e sua variação intertemporal. No modelo de fronteira, foram utilizados como insumos a renda média, o PIB per capita e a renda agrícola média e, para os produtos, os seguintes Índices de Desempenho dos Municípios: IPM-Trabalho, IPM-Trabalho Formal, IPM-PIB per capita e IPM-Agricultura. Os resultados obtidos mostraram um avanço desejável na eficiência socioeconômica dos municípios, relacionado a um período em que a agropecuária impactou positivamente nos índices de produtividade, PIB per capita, ganhos médios da população e índice de desenvolvimento municipal (IPM), com eficiência média em 2014 em 0,92 e 0,93 em 2016. O número de municípios para cada amostra que obteve índice de Malmquist com Mₒ> 1 progresso foi maior do que com regressão (Mₒ <1). Os resultados são relevantes considerando a novidade na análise e mostram, no período estudado, a dinâmica de produtividade e eficiência nos municípios quanto ao crescimento econômico e social inclusivo e sustentável de uma região tão importante no contexto Centro-Oeste brasileiro, podendo auxiliar efetivamente políticas para o Vale do Rio Araguaia, no estado de Goiás, Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rildo Vieira Araújo, Instituto Federal de Mato Grosso

Possui Graduação em Agrimensura pelo Centro Federal de Ensino Tecnológico de Goiás (2003),Graduação em Matemática (2007), Especialista em Educação Matemática, Mestre em Ambiente e Desenvolvimento pelo Centro Universitário Univates (2014),Doutor em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária pela UCDB de Campo Grande-MS,Sensei de judô (faixa preta 1º dan). Atualmente é professor de Agrimensura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso -Campus Barra do Garças. Tem conhecimento na área de Geomática, com ênfase em Tecnologia em Agrimensura, atuando principalmente nos seguintes temas: Agrimensura, Saneamento Ambiental, Geometria plana e Espacial, Ensino e Aprendizagem, Topografia, Meio Ambiente, Estatística, Cadastro Técnico Multifinalitário, plano diretor, área de preservação permanente, regularização fundiária, planejamento urbano.Trabalha com os softwares:Topograph 98SE,Auto Cad , Membro suplente do comitê de Bacia Hidrográfica Alto Araguaia-CBH, Membro do Conselho Municipal de Meio Ambiente do Munícipio de Barra do Garças-MT.

Robert Armando Espejo, Universidade Católica Dom Bosco

Professor da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Doutor em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária pela Universidade Católica Dom Bosco. Mestre em Contabilidade - UFPR. Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá - UEM e Especialização em Contabilidade e Controladoria pela UEM. Tem experiência como docente na área de Ciências Contábeis e Administração. Atuou como coordenador e professor do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas do Paraná - FACET ( Conceito 4 no ano de 2012-MEC). Foi professor substituto do Departamento de Contabilidade da UFPR-Universidade Federal do Paraná, atuando nos cursos de Ciências Contábeis e Administração. 

Michel Angelo Constantino de Oliveira, Universidade Católica Dom Bosco

Doutor em Economia pela Universidade Católica de Brasília (UCB), Cientista de Dados - Mestre em Desenvolvimento Local (UCDB) e Administrador. Professor nos Programas de Doutorado em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária e em Desenvolvimento Local. Pesquisador da área de Políticas Públicas, Economia e Econometria (Métodos Quantitativos). Pesquisador Visitante do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada - IPEA-Brasília/DF. Academic Board Members: Journal of Cleaner Production (Elsevier). Editor associado da Economic Analysis of Law Review. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq - Science With R. Foi coordenador do PEIEX - Programa de Exportação do Governo Federal (APEX) para Mato Grosso do Sul entre 2018-2021. Premiado como melhor pesquisador da área de Economia do Setor Público e Inovação do Mato Grosso do Sul pelo Prêmio FUNDECT/2021. Pós doutorando em Políticas Públicas na FGV/EPPG - DF. Coordenador do Doutorado e Mestrado em Desenvolvimento Local da UCDB.

Paula Martin Moraes, Universidade Católica Dom Bosco

Bióloga licenciada (2009), bacharel (2010) e doutora em Biomoléculas, Biologia Geral e Aplicada (2014), formada pelo Instituto de Biociências da UNESP - Botucatu/SP. Desenvolveu estágio de Iniciação Científica durante 4 anos e Doutorado Direto no Departamento de Química e Bioquímica como bolsista do CNPq e FAPESP. Tem experiência na área de Química/Bioquímica, com ênfase em Química Analítica - Linha de Pesquisa em Bioanalítica e Biomoléculas (proteômica e metalômica). Desenvolveu pesquisa como pós-doutoranda no Grupo ''Química de Superfície de Moléculas Bioativas'' no Instituto de Química da UFMS e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local da UCDB - Campo Grande/MS como membro do Grupo de Pesquisa cadastrado no DGP/CNPq ''Desenvolvimento, meio-ambiente e sustentabilidade''. Atuou como professor substituto na UFGD - Dourados/MS, ministrando disciplinas pela Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais. Contato: paulamartin.bio@gmail.com

Romildo Camargo Martins, Universidade Católica Dom Bosco

Doutorando em Desenvolvimento Local (UCDB, 2020), Mestre em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos (UEMS, 2018); pós graduado em Cooperativismo de Crédito (Unigran, 2013); Metodologia e Didática do Ensino Superior (Faculdades Magsul, 2011), MBA em Controladoria (Universidade Anhanguera, 2011); graduado em Administração de empresas - ênfase em comércio exterior (UEMS, 2003). Atualmente é docente na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, atuando no curso Administração de Empresas (UEMS / Ponta Porã/MS) e Ciências Econômicas, com experiências nas disciplinas de Administração Financeira e Orçamentária I e II, Administração de Produção e Operações I, Administração Estratégica, Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais, Gestão Ambiental, Análise Comercial e Financeira, Introdução a Contabilidade, Teoria Geral da Administração I, Estágio Curricular Supervisionado e Economia de Empresas. Desenvolveu as disciplinas de Administração Financeira e Administração de Recursos Humanos, no de curso de Turismo (UEMS/Jardim). Atualmente é membro do Conselho Fiscal do Sicredi Centro-Sul MS (triênio 2019 - 2022). 

Ana Cristina Almeida Ribeiro, Universidade Federal De Mato Grosso

Possui Curso Técnico Em Saneamento, Pelo Centro Federal De Educação Tecnológica De Goiás(CEFET), Graduada em Licenciatura em Biologia Pela Universidade Federal De Mato Grosso-Campus Barra do Garças(UFMT), tem Experiências: Área Ambiental, Cadastro Técnico Urbano. Bolsista- Pibid- Programa de Iniciação À Docência que atua Desenvolvendo Projetos em Sala de Aula, auxiliando o Trabalho do Docente. Fazendo Com Que, os Discentes consigam suas Capacidades de Relacionar a Prática e Teoria, participou do programa residência pedagógica da Universidade Federal do Mato Grosso.Especialização em Ecologia e biodiversidade pela, Faculdade única de Ipatinga.

Gabriel Paes Herrera, Universidade Católica Dom Bosco

Doutorando no Departamento de Contabilidade, Finanças e Economia na Universidade Griffith, Austrália. Mestre em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB (2017). Graduado em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2015). Possui experiência em linguagem R, Python, análise de dados, métodos quantitativos, deep learning, time series e forecasting. 

Francisco Sousa Lira, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2019). Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia, PPGeo/IESA, Universidade Federal de Goiás, já atuei como professor -na Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Barra do Garças-MT. Tem experiência na área de Geografia, Analista Ambiental, Geoprocessamento. Membro Discente do Colegiado do Curso de Geografia, Membro Discente da Congregação do ICHS/CUA. atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem. astronomia. ensino e formação do acadêmico. PIBID. Projeto. Cartografia, SIG. 

Micaella Lima Nogueira, Universidade católica Dom Bosco

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Atualmente aluna de Doutorado e bolsista Fundect no Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária na UCDB, sob orientação do professor Dr. Reginaldo Brito da Costa. Membro do Grupo de Pesquisa: Desenvolvimento, meio-ambiente e sustentabilidade - UCDB. Pesquisa na área de Botânica aplicada à saúde. 

Sheyla Thays Vieira Barcelos, Universidade Católica Dom Bosco

Mestre e doutoranda em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária pela Universidade Católica Dom Bosco, formada em Engenharia Sanitária e Ambiental pela mesma universidade. Tem domínio na utilização de softwares como AutoCAD, Spring, Epanet e pacote Office. Foi bolsista CNPq pelo projeto de iniciação científica em energia renovável por biomassa. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária com ênfase em uso, valorização e tratamento de resíduos. 

Urbano Gomes Pinto Abreu, Universidade Católica Dom Bosco

Possui graduação em medicina veterinaria pela Universidade Federal Fluminense (1983), mestrado em Genética e Melhoramento Animal pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2004), tendo realizado parte do trabalho junto a Texas A & M University com a equipe de pesquisa "The Ranching System Group". Atualmente é pesquisador A da EMBRAPA Pantanal. Tem experiência nos seguintes temas:conservação genética animal, melhoramento genético animal, produção de bovinos, análise de sistema de produção, modelagem e simulação de sistemas de produção, uso de análise envoltória de dados e técnicas de otimização para modelagem de sistemas de produção.

José Carlos Taveira, Universidad Complutense de Madrid

Fluente nos idiomas inglês e espanhol, tem vasta experiência na Docência (há 30 anos) e Administração/liderança de equipes. Possui Graduação em Engenharia Civil pela UFMS (1993), Graduação em Matemática pela UCDB (2008), Graduação em Pedagogia pela FUCMAT (1994), Especialização em Matemática pela FAL-SP (1996), Mestrado em Matemática Computacional - Estatística pela UNESP (1998) e Doutorado em Desenvolvimento Local pela UCM - Madri/Espanhã (2005), o qual também foi defendido e revalidado pela UFRGS (2009). Trabalhou em cursinhos pré-vestibulares e preparatórios para Concursos Públicos nas disciplinas de: Matemática, Raciocínio Lógico, Estatística e Matemática Financeira. Foi docente em vários Cursos de Graduação e Pós-Graduação (Especialização/Mestrado/Doutorado). Foi Coordenador Geral de Secretaria Acadêmica e Engenheiro/Prefeito do Campus da Universidade Católica Dom Bosco - UCDB, em Campo Grande - MS, tendo participado ainda de várias Comissões e Conselhos Universitários da alta Gestão. Foi Diretor Administrativo da Faculdade Insted e atualmente é docente desta Instituição.

Reginaldo Brito da Costa, Universidade Católica Dom Bosco

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Mato Grosso (1980), mestrado em Ciências Florestais pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1988) e doutorado em Ciências Florestais pela Universidade Federal do Paraná (1999). Atualmente é professor titular da Universidade Católica Dom Bosco. Pesquisador de Produtividade Científica do CNPq. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Quantitativa, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento local, melhoramento genético, ganho genético, parâmetros genéticos. Incluído entre os 10 mil cientistas mais influentes da América Latina no ranking "Latin America Top 10.000 Scientific Index 2021 - Version 1" Orientou 26 monografias de conclusão de curso, 15 pesquisas de Iniciação Científica, 35 orientações de mestrado, 7 teses de doutorado concluídas, 2 em andamento e 1 supervisão de pós-doutorado com foco em genética quantitativa e molecular, 4 registros de patentes no INPI relacionadas à sustentabilidade ambiental e, uma delas, especificamente sobre Melhoramentos Genético (genética quantitativa). É um dos três Editores Chefes do periódico Interações que é vinculado ao Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Local. Consultor Ad hoc do CNPq. Consultor Ad hoc para Instituciones Universitarias Salesianas de América IUS. É revisor dos periódicos científicos: Bragantia, Crop Breeding and Applied Biotechonology, Genetics and Molecular Biology, Plos One, IForest, Journal of Cleaner Production, African Journal of Agricultura Research, African Journal of Biotechnology, Pesquisa Agropecuária Brasileira, Ciência Rural, Scientia Forestalis, Ciência Florestal, Interações. Líder do Grupo de Pesquisa cadastrada no DGP/CNPq "Desenvolvimento, meio-ambiente e sustentabilidade", envolvendo pesquisadores nacionais e internacionais. No grupo de pesquisa destaca-se, entre outros, o tema "Caracterização, variabilidade e diversidade genética em populações arbóreas com finalidades madeiráveis e não madeiráveis. Membro titular do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), Campo Grande, MS. Membro titular da Comissão Executiva Local da SBPC 2019. 

Downloads

Publicado

2021-11-08