Relação entre atividades extracurriculares e mercado de trabalho: uma revisão integrativa da literatura brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.004.0011

Palavras-chave:

Atividades extracurriculares, Desenvolvimento de competências, Profissionalização, Mercado de trabalho

Resumo

Este trabalho visa analisar como as publicações científicas brasileiras estão discutindo a relação entre as atividades extracurriculares (AE) e a formação profissional do campo de negócios para o mercado de trabalho. Com este objetivo, o estudo realizou uma revisão integrativa da literatura (RI). Para desenvolver esta RI, consideramos como cursos do campo de negócios os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas. Elaboramos e selecionamos critérios de inclusão e exclusão, dos quais, depois de aplicados nos artigos encontrados após busca primaria, contemplaram onze (11) artigos para compor a amostra que fora analisada. Após a leitura criteriosa dos artigos selecionados, foram selecionados eixos argumentativos que norteiam as discussões desta R.I. esperando que os resultados fomentem a participação em AE, além de facilitar o planejamento profissional do estudante durante seu período de formação. Os achados indicam a importância das atividades AE não somente no desenvolvimento de competências profissionais dos discentes, mas na criação de uma rede de contatos e perfil empreendedor. Por fim, sugerem-se estudos comparativos entre estudantes que participaram e que não participaram de AE. Tais estudos podem fomentar maiores investimentos nestas atividades, como alternativa viável e factível para minimizar o gap entre o que é ofertado pelo ambiente educacional e o que é demandado pelo mercado empresarial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Valadão Pires, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Viçosa(2021). Tem experiência na área de Administração.

Diego Costa Mendes, Universidade Federal de Viçosa

Professor adjunto do Departamento de Administração e Contabilidade (DAD) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Docente permanente do Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP) e colaborador do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm), ambos da UFV. Doutor e mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); graduado em Administração pela mesma instituição. Líder do tema 14 (Gerações, Ageísmo e Trabalho) da divisão acadêmica GPR - Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, da ANPAD (2022/2024). Membro do Observatório da Sociedade Pós-Pandêmica (OSPP) e dos grupos de pesquisa: "Diz - Grupos de Pesquisa em Discursos e Estéticas da Diferença", "Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Gênero (NIEG)" e "Mercademia - Núcleo de Gestão Empresarial", ambos vinculados à UFV e cadastrados no diretório do CNPq. Possui interesses de pesquisa nos Estudos Organizacionais e na Gestão de Pessoas, atuando, no presente momento, sobre os seguintes temas: trabalho e cotidiano no pós-pandemia; marcadores sociais da diferença nas relações de trabalho, nas organizações e nas políticas públicas (gênero e sexualidade, gerações e ageísmo, corpo e capacitismo, raça, racismo e branquitude); currículo em Administração. Também tem realizado pesquisas nas temáticas que envolvem trabalho, qualidade de vida no trabalho e controle nas organizações.

Downloads

Publicado

2021-11-08