A burocracia na visão dos servidores de uma instituição de segurança pública do Sul do Brasil

Autores

  • Alexsandro da Silva Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Ricardo Lemos Thomé Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Elaisa Ana Stocco Buhr Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Fábio Mattos Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Ivone Junges Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Nei Antonio Nunes Universidade do Sul de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.003.0015

Palavras-chave:

Burocracia, Cultura organizacional, Segurança pública, Gestão pública

Resumo

A burocracia, ao ser compreendida na ideia de desenvolvimento de gestão pública, com caráter estritamente racional, firmando níveis hierárquicos e baseada em regras e regulamentos, adquire sentido acadêmico para a compreensão do funcionamento interno das instituições de segurança pública. Nesse sentido, o objetivo do presente artigo é o de estudar a forma como os servidores da polícia civil de Santa Catarina entendem e percebem a burocracia em nível institucional, com abordagem de estratégia de revisão de literatura baseada em Weber, Miles, Tragtenberg e Mota. Foram aplicados questionários com a utilização da plataforma online gratuita SurveyMonkey e as perguntas foram direcionadas através do aplicativo Whatsapp, para 40 (quarenta) contatos do primeiro autor, todos policiais civis com predominância em cargos de chefia, que aquiesceram em responder às questões, sem identificação pessoal, com taxa média de conclusão e resposta de 100% e tempo médio de resposta ao questionário de 5min e 40s. Observou-se que existe um bom conhecimento teórico sobre burocracia e o reconhecimento de que podem ser adotadas ações de inovação no relacionamento polícia-cidadão-comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexsandro da Silva, Universidade do Sul de Santa Catarina

Doutorando em Administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2019). Mestre em Administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2018).Possui graduação em Direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2011). Graduado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2019). Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Cruzeiro do Sul (2020). Pós-Graduação em Gestão e Direito Ambiental pela Faculdade Cidade Verde (2013). Pós-graduação em Direito Constitucional Aplicado pela Faculdade de Direito Damásio de Jesus(2014). Pós-Graduação em Direito Penal e Processo Penal pela Faculdade de Direito Damásio de Jesus (2016). Pós-Graduação em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Santa Catarina (2016). Pós-Graduação em Direito Tributário em Faculdade Estácio de Sá (2017). Pós-Graduação em Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Direito Previdenciário em Faculdade Estácio de Sá (2017). MBA Internacional em Gestão Executiva em Faculdade Damásio (2017). Pós-Graduação em Direito Corporativo e Compliance em Centro Universitário UniDomBosco (2019). Pós-Graduação em Direito Administrativo (2019). MBA Executivo em Gestão Estratégica de Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual – Marcas e Patentes pela Faculdade Unyleya (2020).

Ricardo Lemos Thomé, Universidade do Sul de Santa Catarina

Formado em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1987). Especialista em Direito pela UFSC (1992) e em Administração pela UDESC (1998), com Doutorado em Direito pela UMSA-Buenos Aires (2002). Exerce docência em Gestão Pública, Processo Penal, Direito Penal e Direito Constitucional. Autor de quatro obras na área da segurança pública. Exerceu o cargo de Diretor de Planejamento da Segurança Pública do Estado de Santa Catarina (1995/1998 e 2003/2004), Chefe de Polícia Civil do Estado de Santa Catarina (2004/2005), Ouvidor da Secretaria de Segurança Pública (2007 a 2014), Diretor Parlamentar da Associação dos Delegados de Polícia, ADEPOL-SC (2011 a 2015), Presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia, SINDPESC (2014 a 2017). Coordenador-Geral do Núcleo de Pesquisa e Inteligência e Gestão da ACADEPOL-IES (2019-...) Coordenador da Assessoria Jurídica da Polícia Civil do Estado de Santa Catarina (2019-...). Advogado. Áreas de atuação: Direito Criminal e Direito Administrativo.

Elaisa Ana Stocco Buhr, Universidade do Sul de Santa Catarina

Possui graduação em Comunicação Social, pela Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina (2006), Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estácio (2013), especialização em Propaganda e Marketing (2007), especialização em Gestão de Educação a Distância (2015) pelo Centro Universitário UniSEB. Professora Tutora online das disciplinas Metodologia Científica e Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional desde 2013. Coordenadora do Polo de Educação a Distância da Universidade Estácio (2009). Atualmente, é Coordenadora Acadêmica do Núcleo de Educação a Distância do Centro Universitário Estácio de Santa Catarina (2019) e cursa Mestrado em Administração na Unisul (conclusão prevista para out/2022). 

Fábio Mattos, Universidade do Sul de Santa Catarina

Possui graduação em Direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) (2010) e graduação em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas pela Fundação Educacional de Criciúma (FUCRI - UNESC) (1991). É pós graduado em Marketing pela FUCRI - UNESC (1995) e em Direito Tributário pela Fundação Getulio Vargas (FGV) (2015). Atualmente é professor horista da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e advogado atuante na área do Direito Tributário e Empresarial.

Ivone Junges, Universidade do Sul de Santa Catarina

Professora da Unisul: 1. Programa de Pós-graduação em Administração da Unisul-PPGA, na linha de pesquisa Inovação e Sociedade. 2. Graduação nos seguintes cursos: Administração, Ciências Contábeis, e Relações Internacionais nas disciplinas de Criatividade e Inovação, Projetos Empresariais, Contabilidade Estratégica com foco em Empreendedorismo e Gestão Estratégia em Finanças. 3. Cursos de especialização nas disciplinas de inovação e empreendedorismo, arranjos produtivos locais, planos de negócios e projetos de pesquisa. 4. Pesquisadora em grupos de pesquisa: a) Grupem - Grupo de Pesquisas em Empreendedorismo e Gestão de Miro e Pequenas Empresas ? nas seguintes linhas de pesquisa: inovação e sociedade; diagnóstico organizacional e tecnológico; gestão estratégica em micro, pequenas e médias empresas; empreendedorismo e educação empreendedora; b) Grupec - Grupo de Pesquisas em Controladoria nas seguintes linhas de p: inovação e gestão estratégica. 5. Projetos de iniciação científica e projetos de pesquisa nas temáticas: inovação, cultura organizacional, competitividade, empreendedorismo, estudos setoriais, diagnóstico organizacional e tecnológico, criatividade... 6. Projetos de extensão nos temas: inovação, empreendedorismo, consultoria e indicadores de gestão.

Nei Antonio Nunes, Universidade do Sul de Santa Catarina

Bacharel em filosofia (ufsc), mestre em educação (ufsc) e doutor em sociologia política (Ufsc). em 2011, fez o estágio de doutorado (modalidade 'sanduíche') no departamento de história e estudos políticos e internacionais (dhepi) da universidade do porto (Portugal). É pós-doutorado no programa de pós-graduação interdisciplinar em ciências humanas da ufsc (ppgich), desenvolvendo o projeto: "estudo das relações entre neoliberalismo e biopolítica: investigação dos processos de subjetivação constitutivos do 'homem empresa' e das práticas de controle ambiental". Professor do curso de graduação em filosofia (disciplinas: pensamento filosófico moderno, pensamento político moderno e pensamento político contemporâneo) da UNISUL. professor permanente e pesquisador do mestrado e doutorado em administração (UNISUL). linha de pesquisa: inovação e sociedade. Pesquisador do nupeh (núcleo de pesquisas em humanidades) e líder do grupo de pesquisa em inovação social. Líder do projeto de pesquisa "epistemologias e práticas de gestão das inovações sustentáveis e emancipatórias". membro do comitê de ética em pesquisa da UNISUL desde 2021. 

Downloads

Publicado

2021-06-29