Organização militar e seus gestores: a necessidade de uma reformulação sobre pensamento organizacional

Autores

Palavras-chave:

Exército Brasileiro, Teoria Geral da Administração, Gestão Pública

Resumo

A administração organizacional na idade contemporânea enfrenta desafios das mais diversas ordens, tanto na área social, quanto tecnológica, obrigando os gestores uma posição sensata frente as novidades da geração. Devido a isso, estratégias de inclusão e adaptação pessoal nessa era devem ser observadas. Este artigo aborda como temática o comportamento dos profissionais militares responsáveis por gerenciar setores, e ainda, a relação da formação acadêmica e habilitação profissional dos militares dentro das organizações militares. Para tanto, a tipologia da pesquisa metodológica adotada, baseou-se em uma abordagem quantitativa, na qual foi selecionado como procedimento técnico de coleta de dados o método Survey, onde aplicou-se um questionário, com questões de multiplica escolha, aos militares que administram determinadas seções dentro do aquartelamento. Os resultados apresentados, por meio das discussões, trazem em sua maioria que os militares, chefes de seções possuem dificuldades frente aos desafios que surgem diante do cargo, uma vez que, as transferências de militares em curto prazo de tempo, assim como o baixo número de efetivo que pertence aos serviços específicos para atender determina área corroboram para a má gestão. Logo, conclui-se que é necessário de imediato planejar uma reformulação e reestruturação sobre pensamento organizacional dentro das Instituições Militares do Exército Brasileiro para os chefes de seções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliano Machado Zoch, Universidade Federal de Santa Maria

Militar do Exército Brasileiro, lotado na cidade de São Gabriel - RS, no 6º Batalhão de Engenharia e Combate desde 2013 até o presente momento. Mestrando em Tecnologias Educacionais em Rede pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Cursando Pós-graduação em Administração Pública pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI, Bacharel em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2015-2019), Técnico em Informática pelo Instituto Federal Farroupilha (2016-2017). Instrutor de Trânsito pelo Centro Universitário Franciscano (2017), e ainda, demais cursos complementares, citados no currículo de grande relevância para o mesmo.

Brunna Guedes da Silva, Faculdade Venda Nova do Imigrante

Bacharela em Gestão Ambiental, formada em 2017 pela Universidade Federal do Pampa, Atualmente cursando a especialização TIC aplicadas à educação (UFSM/UAB) e curso técnico em Administração pelo Instituto Federal Farroupilha. 

Downloads

Publicado

2020-12-02