Custo do transporte de pacientes: um estudo de caso no município de Vitor Meireles (SC)

Autores

  • Luis Carlos Boing Fundação Educacional Hansa Hammonia
  • Altair Borgert Universidade Federal de Santa Catarina
  • Thayse Moraes Elias Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Sistema Único de Saúde, Custo do transporte, Transporte de Pacientes, Capacidade de frota, Custo do Transporte, Município de Vitor Meireles., Capacidade de Frota, Município de Vitor Meireles

Resumo

O Sistema Único de Saúde – SUS na esfera municipal, principalmente para os pequenos municípios, necessita de grande investimento de recursos para o transporte de pacientes atendidos pelos procedimentos de média e alta complexidade, nos centros onde estes serviços de saúde são disponibilizados. O objetivo deste estudo de caso é analisar o sistema de transporte de passageiros do SUS, para tratamento fora da cidade, utilizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Vitor Meireles - SC, por meio da verificação dos controles individualizados de frota, itinerários realizados e capacidade de lotação dos veículos em relação ao número de passageiros. Pretende-se levantar os principais problemas e criar alternativas para otimização da capacidade da frota e redução dos custos, a fim de aperfeiçoar o sistema gerencial dos serviços de transporte de pacientes, de maneira a proporcionar um serviço de qualidade com menor custo. Conclui-se que o município presta um serviço que pode ser melhorado com a otimização do transporte, ao agrupar as viagens, sem prejudicar o atendimento da população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Carlos Boing, Fundação Educacional Hansa Hammonia

Possui graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS pelo Fundação Educacional Hansa Hammonia(2002). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis.

Altair Borgert, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Contabilidade Gerencial, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão estratégica de custos, contabilidade gerencial, custos, margem de contribuição e multicritério. 

Thayse Moraes Elias, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Contabilidade pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina - PPGC UFSC e Bacharela em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015). Atualmente é pesquisadora no Grupo de Gestão de Custos - GGC. Tem experiência na área de Contabilidade.

Downloads

Publicado

2016-11-30