Análise geoecológica da conservação ambiental das sub-bacias do Rio Claro (GO) e do Rio Garças (MT)

Autores

  • Universidade Federal de Goiás
  • Universidade Federal de Goiás
  • Universidade Federal de Goiás
  • Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS1983-8344.2012.001.0012

Palavras-chave:

Análise Geoecológica, Índices Descritores, Fragmentação da Vegetação.

Resumo

Estudos direcionados à caracterização de paisagens heterogêneas vêm sendo favorecidos pela associação a análise geoecológica com índices (métricas) descritores da paisagem. O objetivo do trabalho foi o de avaliar o estado de conservação da paisagem através da análise da fragmentação dos remanescentes de Cerrado nas sub-bacias do rio Claro e do rio Garças, situadas na Alta Bacia do rio Araguaia com base em mapas de uso da terra, do ano de 2010 e cálculo dos índices descritores da paisagem com uso do software FRAGSTATS. Os resultados indicam que as sub-bacias apresentam situações contratantes de conservação entre as fitofisionomias e classes de uso, mas que ainda é possível, em função dos resultados indicados pelas métricas de conectividade a conservação ambiental nas áreas, após planejamentos específicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2003), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2006) e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2011). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geoecologia, Planejamento Ambiental, Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento, atuando principalmente nos seguintes temas: impactos ambientais, uso e ocupação da terra e modelagens geoambientais.

, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Biologia pela Universidade Católica de Goiás (2004), pós-graduação em Perícia Ambiental pela mesma Universidade(2006), Mestrado em Geografia pela UFG e atualmente faz Doutorado em Ciências Ambientais também na UFG. Tem experiência profissional com Planejamento Ambiental, onde atuou em órgãos públicos ambientais, CONAMA, e atualmente, na elaboração e assessorias para Projetos Ambientais, em especial no biótico flora. Interesse em pesquisas nos seguintes temas: fitossociologia, geoecologia e ecologia da paisagem.

, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Biologia (2004) e mestrado em Ciencias Ambientais e Saúde (2007) ambos na Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Atualmente é efetivo da Agência Municipal do Meio Ambiente no cargo de Analista de Obras e Urbanista e Professor do Curso de Gestão Ambiental junto a Faculdade Delta. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Análise e Planejamento Ambiental, Ação Antrópica, Ecologia da Paisagem e Fragmentação.

, Universidade Federal de Goiás

Graduada e Licenciada em Geografia pela USP (1971), Mestre em Geografia Física pela USP (1979), Doutora em Ciências / Geografia Física pela USP (1990), pós-doutorado em ciência do solo no INRA-Rennes (França) (1991). Professora da USP-Geografia em disciplinas de Solos, Geografia Física e Orientaçào à Pesquisa (1975-1997). Professora titular em Geografia Física e Solos (desde 1997) da UFG- Universidade Federal de Goiás. Orientadora da pós - graduação em Geografia (Mestrado e Doutorado) e em Ciências Ambientais (Doutorado Muldisciplinar) também em disciplnas relacionadas a Solos e Impactos Ambientais. Ë pesquisadora 1D do CNPq, consultora ad hoc da CAPES, CNPq, FAPESP, FINEP, FAPEG, FAPEMIG e de vários periódicos em Geografia, Meio Ambiente e Solos. Coordenou o LABOPED- Laboratório de Pedologia da USP e o LABOGEF - Laboratório de Gemorfologia, Pedologia e Geografia Física da UFG, deste sendo fundadora. Pesquisa em solos, paisagem e meio ambiente com ênfase em impactos ambientais do uso das terras, e geocartografia multiescalar, gênese, morfologia e micromorfologia de solos e comportamento físico-hídrico de solos. Coordenou convênios de cooperação acadêmica e científica nacional (UFG/ UNICAMP) e internacional (CAPES x COFECUB pela USP). Presidiu comissão organizadora de eventos nacionais (Simp. Nac. de Controle de Erosão, VI Simp. Nac.de Geomorfologia) e presidiu ou participou de comissão organizadora de internacionais (Field Conference Araguaia 99;II Regional Conference on Geomorphology IAG/UGB 2006; XIII Congresso Latino-Americano de Ci. do Solo -SBCS 1996; Colóquio Franco -Brasileiro de Formações Superficiais 1978 e Sem Franco Brasileiro de Morfologia de Solos pelo CAPES- COFECUB 1995). Presidiu a UGB - União da Geomorfologia Brasileira (2001-2003) e foi Editora da Revista Brasileira de Geomorfologia, (A2/ Qualis) (2000 a 2007). Profa. visitante do Instituto de Geociências da UNICAMP/Depto. de Geografia, com bolsa da FAPESP (2002-03). Integrante do Comitê de avaliação da pós-graduação - Geografia /CAPES (1999-2004) do CAINTER - Comitê de avaliação interdisciplinar a partir de julho de 2009.

Downloads

Publicado

2012-05-27