Territorialidades e conflitos socioambientais no cotidiano da pesca artesanal na comunidade do Porto de Jatobá, Abreu e Lima (PE)
DOI:
https://doi.org/10.6008/ESS1983-8344.2012.001.0009Palavras-chave:
Pesca Artesanal, Conflitos Socioambientais, Territorialidades.Resumo
O presente estudo é fruto de atividades extensionistas desenvolvidas no período de graduação em geografia e como educador social do Programa Conexões de Saberes (UFPE), no território da pesca artesanal da comunidade de Porto Jatobá (PE), no período de 2007 a 2011. Tal ação teve como ponto de partida compreender as territorialidades e buscar alternativas no âmbito dos conflitos socioambientais da comunidade em tela. Do ponto de vista metodológico o trabalho desenvolvido recorreu à pesquisa ação, tendo como procedimentos levantamento bibliográfico e icnográfico da Comunidade. A intervenção desenvolvida teve por lastro a idéia de conscientização e reflexão das ações desenvolvidas. Como saldo, o projeto possibilitou aos atores envolvidos uma nova percepção da sua condição de sujeito alterando a sua relação com o meio ambiente.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.