A dimensão socioambiental do rio Piauitinga em Estância (SE): percepção da população

Autores

  • Universidade Federal de Sergipe
  • Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS1983-8344.2012.001.0005

Palavras-chave:

Recursos Hídricos, Percepção, Rio Piauitinga

Resumo

O estudo proponente buscou analisar a dimensão socioambiental do Rio Piauitinga em Estância/SE, através do estudo da percepção ambiental da população, em consonância com seus níveis culturais. Desta maneira, além do levantamento do referencial teórico, foram aplicadas entrevistas junto à comunidade local. Os entrevistados puderam discorrer acerca de sua relação com o rio, e externar a sua percepção no tocante à interdependência entre a população local e os benefícios provindos do mesmo. A poluição proveniente de setores anteriores ao do trecho estudado consiste em uma das principais causas da degradação da qualidade das águas desse subsistema, agravada pelas demais atividades potencialmente causadoras de degradação ambiental como as atividades industriais, a queimada da mata ciliar na superfície de alagamento e a deposição de resíduos urbanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

, Universidade Federal de Sergipe

Graduada em Geografia Licenciatura e em Geografia Bacharelado pela Universidade Federal de Sergipe-UFS, Especialista em Educação Ambiental pela Faculdade Atlântico/SE, Pós-graduanda em Docência e Tutoria em Ensino a Distância pela Universidade Tiradentes-UNIT, Pós Graduanda em Gestão de Políticas Públicas com Foco em Gênero e Raça pela Universidade Federal de Sergipe, ex-bolsista de iniciação científica PIBIC/CNPq, com experiência na área de Geografia e ênfase em Geografia Humana e Dinâmica Ambiental, especificamente em temas como: espaço urbano e rural, questões sócio-espaciais, planejamento ambientalmente sustentável e afins.

, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Sergipe (1995) e mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe (2006) . Atualmente é Professor da Secretaria de Estado da Educação e PROFESSOR DE EDUCAÇÃO TÉCNICA E TECNOLÓGICA do Instituto Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Zoologia , com ênfase em Taxonomia dos Grupos Recentes. Atuando principalmente nos seguintes temas: Semiárido, Aedes aegypti, Larvicida.

Downloads

Publicado

2012-05-27