Transformações e permanências nas cidades nordestinas devido à atividade petrolífera: os exemplos de Salvador, Aracaju e Natal

Autores

  • Dante Severo Giudice Universidade Católica do Salvador

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS1983-8344.2012.001.0002

Palavras-chave:

Transformações, Permanências, Cidades, Atividade Petrolífera.

Resumo

As atividades litorâneas foram as propulsoras do surgimento das cidades ao redor do mundo, principalmente como portos, e no Brasil não foi diferente, como pode ser constatado pelas inúmeras cidades ao longo da costa. A atividade petrolífera traz consigo um grande potencial econômico para qualquer área produtiva, e no litoral nordestino provocou um ‘boom’ econômico nas três capitais aqui estudadas, Salvador, Aracaju e Natal, promovendo crescimento/desenvolvimento urbano, de maneira peculiar para cada uma delas, pois essa atividade trouxe desdobramentos que fizeram a diferença na condução dessa expansão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dante Severo Giudice, Universidade Católica do Salvador

Possui graduação em Geografia (Lincenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal da Bahia (2002), graduação em Administração Hoteleira pelo Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (1981), graduação em Geologia pela Universidade Federal da Bahia (1976). Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (1999). Doutor em Geografia pelo Núcleo de Pós-graduação em geografia da Universidade Federal de Sergipe - NPGEO/UFS (2011). Atualmente é professor assistente da Universidade Católica do Salvador e geólogo da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia e Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: geopolítica, dinâmica ambiental e meio ambiente.

Downloads

Publicado

2012-05-27