Transformações e permanências nas cidades nordestinas devido à atividade petrolífera: os exemplos de Salvador, Aracaju e Natal
DOI:
https://doi.org/10.6008/ESS1983-8344.2012.001.0002Palavras-chave:
Transformações, Permanências, Cidades, Atividade Petrolífera.Resumo
As atividades litorâneas foram as propulsoras do surgimento das cidades ao redor do mundo, principalmente como portos, e no Brasil não foi diferente, como pode ser constatado pelas inúmeras cidades ao longo da costa. A atividade petrolífera traz consigo um grande potencial econômico para qualquer área produtiva, e no litoral nordestino provocou um ‘boom’ econômico nas três capitais aqui estudadas, Salvador, Aracaju e Natal, promovendo crescimento/desenvolvimento urbano, de maneira peculiar para cada uma delas, pois essa atividade trouxe desdobramentos que fizeram a diferença na condução dessa expansão.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.