Proposta de monitoramento integrado da educação ambiental e do ecoturismo em unidades de conservação de Sergipe

Autores

  • Escola Superior de Sustentabilidade

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS1983-8344.2010.002.0003

Palavras-chave:

Conservação da Natureza, Ecoturismo, Educação Ambiental, Indicadores de Sustentabilidade, Unidades de Conservação

Resumo

A prática turística em áreas naturais, que vêm sendo desenvolvido na grande maioria das unidades de conservação, está muitas vezes desprovida de uma sensibilidade socioambiental, sendo comum perceber que os turistas causam impactos negativos nas áreas visitadas. Assim, o objetivo geral deste trabalho é identificar os espaços de prática (UCs), e avaliar as possibilidades de monitoramento, através de indicadores de sustentabilidade, da gestão integrada do ecoturismo e da educação ambiental em unidades de conservação, em particular, do sistema de conservação da natureza do Estado de Sergipe. A metodologia da pesquisa foi qualificada quanto aos seus objetivos como descritiva e explicativa, com base em coleta de dados primários (observação direta) e secundários (bibliográfico e documental). A fundamentação teórica do trabalho teve três momentos distintos: quando abordou os fundamentos da conservação da natureza; a concepção e construção histórica de indicadores de sustentabilidade; e a necessidade de integração e monitoramento da educação ambiental e do ecoturismo. Foi possível perceber, que dentre os modelos de monitoramento e avaliação de sustentabilidade, o mais adequado em relação a prática do ecoturismo e da educação ambiental em ambientes naturais é a matriz PEIR. Identificou-se que o sistema de conservação da natureza de Sergipe (Brasil) é composto por 15 unidades. Neste sentido foi proposta uma matriz de monitoramento de 12 descritores, 37 indicadores de sustentabilidade, e suas unidades de medida. Conclui-se que a educação ambiental e o ecoturismo geralmente são temáticas e práticas tratadas em separado, e mesmo em casos que estão integradas não são mensuradas adequadamente. Neste sentido, a proposta de monitoramento proposta neste estudo se mostra válida para futuros estudos.

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Biografia do Autor

, Escola Superior de Sustentabilidade

É Reitor da Escola Superior de Sustentabilidade (IES mantida pelo Instituto Socioambiental Árvore). Possui graduação em Administração (FASE), especialização em Planejamento e Gestão de Projetos Sociais (UNIT), e é mestrando Saúde e Ambiente pela Universidade Tiradentes (UNIT). Atua profissionalmente como CEO do Grupo Scientia Silva, que inclui a Escola Superior de Sustentabilidade, a Metamorfose Consultores Associados e a Sustenere Books do Brasil. Atua como pesquisador-bolsista do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP/UNIT). É professor do Curso de Administração da Faculdade Serigy, e foi professor e coordenador do Curso de Administração de Empresas da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (AGES). Suas atividades científicas se estendem ainda como Diretor de Comunicação e Documentação da Sociedade Brasileira de Ecoturismo. Além de ter publicado o Dicionário de Meio Ambiente e diversos artigos científicos, é Editor da Revista Nordestina de Ecoturismo, da Revista Brasileira de Ecoturismo, da Revista Brasileira de Administração Científica, da Acta Forestalis (UFS), e da Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais (UFRJ+USP).

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Publicado

2011-04-17

Edição

Seção

Conservação da Biodiversidade