Proposta de monitoramento integrado da educação ambiental e do ecoturismo em unidades de conservação de Sergipe
DOI:
https://doi.org/10.6008/ESS1983-8344.2010.002.0003Palavras-chave:
Conservação da Natureza, Ecoturismo, Educação Ambiental, Indicadores de Sustentabilidade, Unidades de ConservaçãoResumo
A prática turística em áreas naturais, que vêm sendo desenvolvido na grande maioria das unidades de conservação, está muitas vezes desprovida de uma sensibilidade socioambiental, sendo comum perceber que os turistas causam impactos negativos nas áreas visitadas. Assim, o objetivo geral deste trabalho é identificar os espaços de prática (UCs), e avaliar as possibilidades de monitoramento, através de indicadores de sustentabilidade, da gestão integrada do ecoturismo e da educação ambiental em unidades de conservação, em particular, do sistema de conservação da natureza do Estado de Sergipe. A metodologia da pesquisa foi qualificada quanto aos seus objetivos como descritiva e explicativa, com base em coleta de dados primários (observação direta) e secundários (bibliográfico e documental). A fundamentação teórica do trabalho teve três momentos distintos: quando abordou os fundamentos da conservação da natureza; a concepção e construção histórica de indicadores de sustentabilidade; e a necessidade de integração e monitoramento da educação ambiental e do ecoturismo. Foi possível perceber, que dentre os modelos de monitoramento e avaliação de sustentabilidade, o mais adequado em relação a prática do ecoturismo e da educação ambiental em ambientes naturais é a matriz PEIR. Identificou-se que o sistema de conservação da natureza de Sergipe (Brasil) é composto por 15 unidades. Neste sentido foi proposta uma matriz de monitoramento de 12 descritores, 37 indicadores de sustentabilidade, e suas unidades de medida. Conclui-se que a educação ambiental e o ecoturismo geralmente são temáticas e práticas tratadas em separado, e mesmo em casos que estão integradas não são mensuradas adequadamente. Neste sentido, a proposta de monitoramento proposta neste estudo se mostra válida para futuros estudos.Downloads
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