Saneamento e qualidade da água de consumo: Comunidade do Segredinho, Amazônia, Pará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2021.002.0010

Palavras-chave:

Saneamento básico rural, Doenças de veiculação hídrica, Microrganismos patogênicos

Resumo

Objetivou-se avaliar a qualidade da água disponível para consumo, a partir de testes microbiológicos, na comunidade rural do Segredinho, no município de Capanema-PA.  Foram realizadas coletas nos poços amazônicos, rede de distribuição e do rio, nos meses de março e outubro de 2019, analisou-se amostras de água para a detecção de coliformes totais e termotolerantes (Escherichia Coli) a partir de ensaios usando o método COLItest®. Houve diferença entre as campanhas entre o período chuvoso e menos chuvoso, sendo observada uma diminuição no índice de contaminação, no entanto esses resultados poder ser associados aos casos de doenças diarreicas, afetando uma maior porcentagem dos moradores de 7 a 5 anos (26%). A partir desse estudo, pode-se concluir que as águas utilizadas para consumo, tanto da rede de distribuição, quanto de poços amazônicos, apresentaram contaminação, o que a torna imprópria para o consumo humano, conforme a resolução vigente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mateus Higo Daves Alves, Universidade Federal Rural da Amazônia

Técnico em florestas (2014) pelo Instituição Federal de Educação e Tecnologia do Pará. Graduando em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia - Campus Capanema. Atuou como monitor das disciplinas de Fisiologia Vegetal e Bioquímica para as turmas de ciências biológicas (Bacharelado/Licenciatura) e Bacharelado em Agronomia (08/2017 a 03/2019). Atuou como Bolsista de iniciação científica pela Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa - PIBIC/FAPESPA (08/2018 a 07/2019) realizando levantamento de teores de ferro de diferentes fontes hídricas e o impacto no sistema de irrigação por aspersão, bolsista do programa de iniciação científica (PIBIC) desenvolvendo um índice de qualidade de solo de área irrigada no nordeste paraense (08/2019 a 07/2020). Atualmente é bolsista de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PROGRIDI) Participa do grupo de estudo de Agricultura Irrigada na Amazônia (GEAIA) e AnalitCH.

Gabrielle Costa Monteiro, Universidade Federal Rural da Amazônia

Graduanda em Biologia Bacharelado pela Universidade Federal Rural da Amazônia- Campus Capanema.

Pedro Moreira de Sousa Junior, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possuo graduação em Química Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Federal do Pará (2005). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Análise de Traços e Química Ambiental. Também possuo Doutorado na área de química ambiental, com ênfase em Análise de Traços e Química Ambiental, modelagem de plumas de poluição em corpos hídricos. Atualmente com o vinculo de professor adjunto da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA, atuando como coordenador do Projeto AnalitCh - Que Trata da Avaliação da Qualidade da água em Corpos Hidricos. Link: https://capanema.ufra.edu.br/analitch/ Atualmente coordenador do Grupo de Pesquisa " AnalitCH - Análise de Corpos Hídricos e Estudos Ambientais" Link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4524523222579176 

Luiz Claudio Moreira Melo Junior, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA, 2009) e em Ciências Sociais, com ênfase em Sociologia, pela Universidade Federal do Pará (UFPA, 2010). É Mestre em Planejamento do Desenvolvimento pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (NAEA/UFPA, 2012) e Doutor em Desenvolvimento Sustentável pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (PPG-CDS/UnB, 2016). É Professor Adjunto da Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Capanema-PA, Coordenador do Grupo de Estudos Socioambientais na Amazônia (GESA), Líder dos Grupos de Pesquisa Projeto Várzea e GPGESA (Grupo de Pesquisas e Estudos Socioambientais na Amazônia), com atuação nos seguintes temas: agriculturas amazônicas, comunidades agroflorestais, abordagem sistêmica, educação ambiental e do campo, desenvolvimento local, turismo rural, políticas públicas e sustentabilidade. 

Simone de Fátima Pinheiro Pereira, Universidade Federal do Pará

Simone Pereira possui graduação em Engenharia Química (1982), Licenciatura em Química (1987), especialização em Educação e Problemas Regionais (1989) pela UFPA e doutorado em Química pela UFBA (1997). Tem experiência na área da Química, com ênfase em Química Analítica e Química Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Poluição por elementos tóxicos nos recursos hídricos da Amazônia, desenvolvimento de adsorventes, problemas ambientais causados por indústrias e mineração dentre outros temas. É professor Titular do Instituto de Ciências Exatas e Naturais, líder do grupo de pesquisa em Química Analítica e Ambiental e coordenadora do Laboratório de Química Analítica e Ambiental (LAQUANAM) da UFPA. É orientadora de mestrado e doutorado do Programa de Pósgraduação em Química e do mestrado profissional em rede nacional para o ensino de Ciências Ambientais (PROFCIAMB). Foi consultora do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) e representante docente do Instituto de Ciências Exatas e Naturais no CONSEPE e CONSUN da UFPA. Atualmente é a vice coordenadora do Programa de Pós-graduação em Química.

Antonio Reynaldo de Sousa Costa, Universidade Federal de Lavras

Possuo graduação em Educação Física pela Universidade Norte do Paraná (2017) e graduação em Licenciatura Plena em Biologia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2019). Tenho experiencia em: docência do ensino fundamental e médio; analises químicas de solo; qualidade da água superficial e subterrâneas de corpos hídricos; geoprocessamento e modelagem de dados em mapas. 

Kelson do Carmo Freitas Faial, Instituto Evandro Chagas

Possui graduação em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Federal do Pará (2006), Mestrado (2010) e Doutorado (2017) em Química Analítica pelo PPGQ - UFPA. Atualmente é pesquisador e Responsável pelo Setor de Espectrometria Analítica do Instituto Evandro Chagas (IEC) e Professor de Química no Estado do Pará. Tem experiência na área de Química Analítica, com ênfase em Análise de Traços e Química Ambiental. 

Luciana Pinheiro Santos, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Pará (2000), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Uberlândia (2003) e doutorado em Química pela Universidade Federal do Pará (2014). Atualmente é técnico de laboratório da Universidade Federal Rural da Amazônia. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Química, atuando principalmente nos seguintes temas: aterro sanitário, líquidos percolados, águas superficiais, ozonólise, qualidade das águas, química analítica, alimentos.

Orivan Maria Marques Teixeira, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Graduado em Química pela Universidade Federal do Pará (1997), Pós-graduado (Latu sensu-2010) em Ensino da Química, pela Universidade Gama Filho (UGF-2010), Pós-graduado (Stricto sensu - 2014) em Química Analítica pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Doutorando em Biotecnologia pelo Programa de Pós-graduação da Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal - Rede Bionorte. Atualmente é Coordenador do Laboratório de Solos e Plantas da Embrapa Amazônia Oriental (CPATU). Professor AD4 da Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Pará (SEDUC). Tem experiência na área de Ensino e de Análises Químicas, com ênfase em instrumentação analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: Fertilidade de solo, Nutrição mineral de plantas, Física de solo e Boas práticas de laboratório. 

Auriane Consolação da Silva Gonçalves, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Possui graduação em Tecnologia Agroindustrial pela Universidade do Estado do Pará (2007), Pós-graduação (Stricto sensu) em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado do Pará (2017) e Curso-Técnico em Industrial Químico pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará (2004). Atualmente é Técnica Química do Laboratório de Análises de Solos e Plantas da Embrapa Amazônia Oriental. 

Ronaldo Magno Rocha, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Pará (2006), graduação em Licenciatura Plena em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (2011), Mestrado em Química Analítica pela Universidade Federal do Pará (2008) e Doutorado em Química Analítica pela Universidade Federal do Pará (2019). Atualmente é professor do CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ - CESUPA, FACULDADE ESTÁCIO e Chefe da Seção de Toxicologia no Laboratório Central de Saúde Pública do estado do Pará - LACEN/PA Tem experiência na área de Química Analítica Instrumental, com ênfase em Análises Espectroanaliticas e Cromatográficas (Espectrometria de Massas) , atuando principalmente nos seguintes temas: MEIO AMBIENTE, VIGILÂNCIA SANITÁRIA, CONTROLE DE QUALIDADE EM PRODUTOS.

Downloads

Publicado

2021-04-01

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente