Mamíferos não-voadores e ataques por cães domésticos em Morro Branco, Vargem Alta, ES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2021.001.0005

Palavras-chave:

Mamíferos, Canis lupus familiaris, Mata Atlântica, Conservação, Espécies exóticas invasoras

Resumo

A redução populacional de mamíferos é causada principalmente pela perda e fragmentação de habitats, em especial, no contexto da Mata Atlântica, além da caça e a introdução de espécies exóticas em ambientes naturais, como os cães domésticos. Este estudo teve como objetivo realizar um levantamento de mamíferos não-voadores e avaliar o impacto predatório de Canis lupus familiaris sobre esta comunidade, em uma área selecionada para a implantação da futura Área de Proteção Ambiental (APA) 'Morro Branco', no Sítio Morro Branco, Vargem Alta - ES, realizado entre fevereiro de 2015 e fevereiro de 2016. O levantamento ocorreu por meio de busca ativa por vestígios (pegadas, fezes e carcaças) e uso de armadilhas de gaiola e fotográficas. Foram registrados 18 táxons, distribuídos em 6 ordens e 10 famílias, totalizando 84 indivíduos. Três táxons foram classificados como abundantes (CTA): Nasua nasua (26%), Canis lupus familiaris (15%) e Didelphis aurita (14%). Quatro espécies constam como ameaçadas: Puma yagouaroundi, Puma concolor, Mazama Bororo e Callithrix flaviceps. A técnica que registrou maior número de táxons foi o registro de carcaças de animais predados, com 9 táxons, seguido de registro visual, com 8 espécies e uso de armadilha fotográfica, com 7 espécies. O registro de carcaças de animais predados por Canis lupus familiaris foi o método com maior número de registros exclusivos, como Puma yagouaroundi, Galisctis cuja e Mazama bororo, registrados apenas desta forma. 13 animais foram encontrados abatidos, com marcas de mordidas evidentes, correspondendo a 18% do total. As espécies mais predadas foram Didelphis aurita, Dasypus novemcinctus e Mazama americana. Canis lupus familiaris apresentou alta Abundância Relativa (15,48%) na área, tornando-se um fator de risco para a conservação de espécies ameaçadas, como Puma yagouaroundi e Puma concolor, que além de ataques, podem sofrer por competição. É urgente a tomada de ações conservacionistas e a elaboração de um plano de manejo para a criação da Área de Proteção Ambiental (APA) 'Morro Branco', tendo em vista a influência de animais exóticos sobre a fauna nativa, implicando diretamente na conservação da biodiversidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helimar Rabello, Centro Universitário São Camilo

Mestre em Engenharia Sanitária Ambiental pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) . Graduação em Ciências Biológicas, bacharelado e licenciatura, pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Madre Gertrudes de São José (São Camilo -ES). Especialista em Gestão Ambiental (Centro Universitário São Camilo ES) especialista em Agroecolgia. Consultor e Gestor Ambiental. Professor do Centro Universitário São Camilo Espírito Santo, atuando nos cursos de Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental. Ministrando as disciplinas de graduação em Ciências Biológicas : Metodologia de inventários de Fauna e Flora, Ecologia geral, Ecologia Aplicada, Zoologia dos Vertebrados, Morfologia e Taxonomia Vegetal, Anatomia e Fisiologia Animal Comparada, Educação Ambiental. Ministrando as disciplinas de graduação em Engenharia Ambiental : Ecologia Aplicada,Gestão Ambiental, Avaliação de Impacto Ambiental, Poluição II, Licenciamento Ambiental. Atua também na pós graduação com as disciplinas: Gestão Ambiental e Compromisso Social, Uso e Manejo de Solo e Recuperação de Áreas Degradadas, Educação ambiental. Tem experiência na área de inventários de fauna e flora,recuperação de áreas degradadas, tendo publicado artigos em periódicos, autor de capítulos de livros ,coautor do livro Biodiversidade:Fauna. Coordenador, responsável técnico e coautor dos estudos de fauna para o Plano de Manejo da RPPN Mata da Serra (tendo os estudos aprovados pelo ICMBIO. Coordenador, responsável técnico e coautor dos estudos de fauna para o Plano de Manejo do Monumento Natural do Itabira. Coordenador, responsável técnico dos estudos de fauna da RPPN Mata do Macuco e da Fazenda Morro Branco, Coordenador, responsável técnico e coautor de estudos de inventários de Mastofauna,Avifauna e Herpetofauna para licenciamento de pedreiras junto ao IEMA. Atua também em autoria e execução de trabalhos e publicações referentes a recuperação de áreas degradadas, licenciamento ambiental, tratamento de efluentes de frigoríficos e suinocultura.

Luan Gonçalves Bissa, Centro Universitário São Camilo

Possui graduação em Habilitação em Ciências Biológicas (Bacharelado) pelo Centro Universitário São Camilo - Campus Espírito Santo (2015).Possui experiência em estudos com a fauna, com ênfase em execução e acompanhamento de atividades de resgate de fauna, monitoramento, diagnóstico ambiental do meio biótico (fauna) para elaboração de plano de manejo, relatório de controle ambiental (RCA), EIA/RIMA, EIV, dentre outros; e elaboração de programas de resgate e monitoramento da fauna, elaboração e execução de programas de monitoramento de fauna atropelada.

Gabriel Permanhane da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) pelo Centro Universitário São Camilo (ES) (2018). Atualmente estuda Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e pós-graduação Lato Sensu em Agroecologia e Sustentabilidade pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES).

Gilson Silva Filho, Centro Universitário São Camilo

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2002); Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Salgado de Oliveira(2006); Mestrado em Produção Vegetal/Fitossanidade com a linha de pesquisa sobre o Comportamento e Comunicação Química de insetos pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2005) e Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais/ Ecologia de Organismo com a linha de pesquisa sobre a Biodiversidade de Crisopídeos na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2011). Atua como professor do Colegiado de Ciências Biológicas desde 2009. Atuou como Coordenador Geral de Pós-Graduação no Centro Universitário São Camilo, Espírito Santo de 2011 a 2013. Desde 2014 atua como coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento Institucional, Coordenador da CEUA, Coordenador de Iniciação Científica e Editor Adjunto da Revista Cadernos Camilliani do Centro Universitário São Camilo, Espírito Santo. Colaboro, desde 2013, com o programa de Mestrado Profissional em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável - PPGES da UFES com a linha de pesquisa: Impactos Ambientais e Soluções Sustentáveis. Tem experiência na área de Ecologia e Meio Ambiente. Trabalho com Ecologia Geral e Aplicada, Comportamento, Comunicação química e Controle Biológico de insetos. Professor comprometido com o Curso de Odontologia do Centro Universitário São Camilo Espírito Santo. 

Cíntia Cristina Lima Teixeira, Centro Universitário São Camilo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (2012), graduação em Ciências - Habilitação: Biologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Madre Gertrudes de São José (1999), graduação em Ciências - Habilitação: Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Madre Gertrudes de São José (1997), graduação em Ciências - Habilitação: 1º Grau pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Madre Gertrudes de São José (1995), mestrado em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2005) e doutorado em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2015). Professora do Centro Universitário São Camilo - ES, desde 2002 e supervisora geral do estágio do Centro Universitário São Camilo - ES, desde 2009. Tem experiência didática de 15 anos no Ensino Superior com as disciplinas de Genética, Biologia Celular, Histologia, Parasitologia, Evolução e Zoologia e Ensino Médio de 20 anos. A experiência de pesquisa se baseia na área de Meio Ambiente e Pedagógica. Professor comprometido com o Curso de Odontologia do Centro Universitário São Camilo Espírito Santo.

Tatiana Gorone Fávero Pin, Centro Universitário São Camilo

Possui graduação em Ciências Biológicas, com habilitação em Licenciatura e Bacharelado, pelo Centro Universitário São Camilo- Espírito Santo (2009). Tem experiência na área de Licenciamento Ambiental, em Odontologia, e na área de Educação, como Tutora Presencial do Curso de Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça.

Leticia Rigo Tavares, Instituto Federal do Espírito Santo

Possui graduação em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (LICENCIATURA) pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO (ES) (2018). Atualmente estuda CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (BACHARELADO) pela UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES) e pós-graduação em AGROECOLOGIA E SUSTENTABILIDADE pelo INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO.

Downloads

Publicado

2020-10-25

Edição

Seção

Conservação da Biodiversidade

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)