Alfabetização energética no contexto da eficiência: lições a aprender com África do Sul, Brasil, Índia e Portugal

Autores

  • Rui Muchaiabande Universidade Pedagógica de Moçambique
  • Paulo Cesar Marques Carvalho Universidade Federal do Ceará
  • Urânio Stefane Mahanjane Universidade Pedagógica de Moçambique

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2018.001.0003

Palavras-chave:

Alfabetização energética, Eficiência energética, Educação, Currículo, Interdisciplinaridade

Resumo

Este estudo do tipo qualitativo descritivo examina como é que a Alfabetização Energética (AE) está se constituindo ao nível internacional como uma componente educacional integrada no contexto escolar. Um levantamento de 17 conceitos nas disciplinas de Ciências Naturais, Física, Biologia, Química, Geografia e História, nos programas curriculares de África do Sul, Brasil, Índia e Portugal em 10 anos de ensino foi realizado. Os resultados indicam que a taxa de cobertura dos conceitos é de 30% para Africa do Sul, 23% para Portugal, 18% para Brasil e 11% para India. A concentração dos conceitos ocorre nas disciplinas de Ciências Naturais para África do Sul (67%), Brasil (50%) e Índia (61%) enquanto para Portugal concentra-se na disciplina de Química-Física com 73%. Portugal revela uma evolução de integração de conceitos superior aos outros países o que pode fertilizar para uma melhor promoção de Eficiência Energética (EE) e consciência ambiental. Quanto à interdisciplinaridade, África do Sul e Brasil integram os conceitos levantados em 4 disciplinas, Índia em 5 e Portugal em 3. O estudo também conclui que estes países possuem materiais paradidáticos que são usados para viabilizar um currículo periférico de AE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rui Muchaiabande, Universidade Pedagógica de Moçambique

Energia e Meio Ambiente, Faculdade de Ciências Naturais e Matemática, Universidade Pedagógica de Moçambique-Delegação da Beira, 2025 Beira, Moçambique

Paulo Cesar Marques Carvalho, Universidade Federal do Ceará

Laboratório de Energias Alternativas, Departamento de Eng. Eletrica, Campus de PICI, Universidade Federal do Ceará, 60455-760 Fortaleza, Brasil

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Ceará (1989), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (1992) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Paderborn, Alemanha (1997). Atualmente é professor titular do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Ceará. Tem atividades de ensino, pesquisa e extensão nos temas: geração fotovoltaica, geração eólica e biodigestores. Coordena o Laboratório de Energias Alternativas da UFC. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq.

Urânio Stefane Mahanjane, Universidade Pedagógica de Moçambique

Centro de Tecnologias Educativas, Escola Superior Técnica, Universidade Pedagógica de Moçambique-3276 Maputo, Moçambique

Downloads

Publicado

2018-09-25

Edição

Seção

Educação Ambiental e Ensinos Multidisciplinares