Alfabetização energética no contexto da eficiência: lições a aprender com África do Sul, Brasil, Índia e Portugal
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2018.001.0003Palavras-chave:
Alfabetização energética, Eficiência energética, Educação, Currículo, InterdisciplinaridadeResumo
Este estudo do tipo qualitativo descritivo examina como é que a Alfabetização Energética (AE) está se constituindo ao nível internacional como uma componente educacional integrada no contexto escolar. Um levantamento de 17 conceitos nas disciplinas de Ciências Naturais, Física, Biologia, Química, Geografia e História, nos programas curriculares de África do Sul, Brasil, Índia e Portugal em 10 anos de ensino foi realizado. Os resultados indicam que a taxa de cobertura dos conceitos é de 30% para Africa do Sul, 23% para Portugal, 18% para Brasil e 11% para India. A concentração dos conceitos ocorre nas disciplinas de Ciências Naturais para África do Sul (67%), Brasil (50%) e Índia (61%) enquanto para Portugal concentra-se na disciplina de Química-Física com 73%. Portugal revela uma evolução de integração de conceitos superior aos outros países o que pode fertilizar para uma melhor promoção de Eficiência Energética (EE) e consciência ambiental. Quanto à interdisciplinaridade, África do Sul e Brasil integram os conceitos levantados em 4 disciplinas, Índia em 5 e Portugal em 3. O estudo também conclui que estes países possuem materiais paradidáticos que são usados para viabilizar um currículo periférico de AE.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.