Exploração econômica do látex da hevea brasiliensis no desenvolvimento da região norte do Brasil

Autores

  • Rui Rodrigues de Brito Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Thiago Almeida Vieira Universidade Federal do Oeste do Pará

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2018.001.0002

Palavras-chave:

Desenvolvimento sustentável, Economia regional, Recursos naturais, Seringueira

Resumo

A humanidade vive num planeta finito, com recursos naturais também finitos, as relações da evolução da sociedade com o meio ambiente, pela agilidade e intensidade das intervenções antrópicas, caracterizam-se por um descompasso com os ciclos naturais, o desgaste e a degradação da natureza ocorrem de forma acelerada, sem que ela tenha tempo de resiliência. Este trabalho procura colaborar na tarefa de aprofundar a discussão sobre  desenvolvimento regional sustentável, visando conciliar o desenvolvimento econômico da exploração do Látex com a conservação do meio ambiente, com objetivo geral de investigar a exploração econômica do látex no desenvolvimento da Região Norte do Brasil, apresentando a seringueira (Hevea brasiliensis) como instrumento de desenvolvimento sustentável, evidenciado com exploração do látex como um negócio socioambiental de longo prazo. Para realização do presente estudo foi realizado uma revisão de literatura sobre a temática com fundamento em diversos autores para tomada de decisão da pesquisa exploratória, consistindo na explicitação das teorias e conceitos que ajudaram na compreensão do objeto da pesquisa em questão. A exploração econômica proveniente da extração do látex da seringueira na Região Norte do Brasil é uma atividade tradicional, presente desde muitas décadas. E por muitos anos dominou a economia regional, o que se faz necessário em tempos atuais uma pesquisa sobre a temática do que já foi a base econômica da região. Com a realização do presente trabalho constatou-se que a exploração econômica do látex da seringueira tem se mostrado não só como um negócio lucrativo, mas também um instrumento de desenvolvimento sustentável viável para Região Norte do Brasil. Os problemas do meio ambiente são globais, mas as soluções são locais, e em tempos atuais a humanidade caminha para desenvolver técnicas de conservação e preservação do ar, da água e do solo para combater os problemas ambientais que venham a prejudicar qualquer que seja a parte integrante do meio ambiente, agregando as dimensões sociais, ecológicas, tecnológicas e econômicas ao meio ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rui Rodrigues de Brito, Universidade Federal do Oeste do Pará

Bacharel Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia das Águas pela Universidade Federal do Oeste do Pará (2016), com ênfase nas áreas de questões científicas e tecnológicas das águas e seus recursos, com destaque em sedimentação de ambientes aquáticos. Pós graduação Lato Sensu com especialização em Auditoria Ambiental pela Universidade Candido Mendes (2017), com ênfase sistemático em atividades de ciências socioambientais e direito para promoção do desenvolvimento sustentável por meio de certificações ambientais. Graduando do curso de Bacharelado em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal do Oeste do Pará. Com experiência profissional em trabalhos de drenagem longitudinais profundos, drenagem superficial, drenagem de taludes, drenagem com galerias celulares pré-moldadas em concreto e drenagem transversal, na pavimentação da BR-163, entre os municípios de Santarém/PA e Rurópolis/PA, motorista e operador de retroescavadeira, pá carregadeira e escavadeira, realizando também montagem e desmontagem de pontes semipermanentes ao longo das BR-163 e BR-307 (São Gabriel da Cachoeira/AM), apoio na administração (trabalhos de controle pessoal, logística, desenhos de moveis em Sketchup) da seção da carpintaria e marcenaria, assim como a execução de trabalhos por ela realizados na manutenção e construção civil de obras realizadas pelo 8º Batalhão de engenharia de Construção (Exército Brasileiro) durante os anos de 2007 à 2013, ao qual exercia também trabalhos de segurança armado ao patrimônio nacional. Operador de retroescavadeira pela empresa EMCASA Construtora (MG), com execução de serviços de escavação e aterramento para assentamento, manutenção e instalação de: rede de água, esgoto sanitário, ramais prediais, coletores de esgoto e drenagem pluvial, no período de 2014 à 2015 durante a fase de construção do Residencial Salvação (Santarém/PA) do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal.

Thiago Almeida Vieira, Universidade Federal do Oeste do Pará

possui graduação em Engenharia Florestal (2003), mestrado em Ciências Florestais (2006) e Doutorado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2011). É professor Adjunto IV da Universidade Federal do Oeste do Pará, onde atua como docente nos cursos de Bacharelados em Agronomia, Engenharia Florestal e Ciências Agrárias. É professor permanente do Mestrado em Sociedade, Ambiente Qualidade de Vida (CFI/Ufopa). Atualmente exerce o cargo de Pró-Reitor da Cultura, Comunidade e Extensão, desde 2014.

Downloads

Publicado

2018-09-25

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente