Avaliação sobre a disposição irregular dos resíduos sólidos urbanos a partir de técnicas de sensoriamento remoto

Autores

  • Cicera Camila Alves Macêdo Universidade Federal do Cariri
  • Jair Paulino de Sales Universidade Federal do Cariri
  • Sheilla da Silva Melo Figueirêdo Universidade Federal do Cariri
  • Thaís Lucena Grangeiro Universidade Federal do Cariri
  • Carlos Wagner Oliveira Universidade Federal do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2018.001.0001

Palavras-chave:

Georreferenciamento, Riacho dos Macacos, Resíduos Sólidos Urbanos

Resumo

O presente trabalho busca georreferenciar os pontos de disposição irregular de resíduos sólidos no entorno do riacho dos Macacos tomando como ponto inicial o Parque Ecológico das Timbaúbas, localizado em Juazeiro do Norte, sul do Ceará. Para a etapa de georreferenciamento foram realizadas visitas in loco percorrendo o riacho dos Macacos, no trecho entre o Parque Ecológico das Timbaúbas e o bairro Vila Fátima. A sustentabilidade do Parque é vital para o município, pelo fato, de nele existir, a Lagoa dos Macacos, principal fonte de abastecimento do riacho e consequentemente do sistema de abastecimento de água municipal. Soluções técnicas isoladas, tais como coleta, tratamento e destinação final, vêm resolvendo parcialmente o problema, já que na medida em que o tempo decorre, observa-se que a quantidade e a complexidade dos resíduos vêm crescendo transformando-se em grave ameaça ao meio ambiente. Nesses aspectos, considera-se necessária a formulação de uma Lei Municipal voltada para gestão dos RSU, considerando as peculiaridades do local, cultura e educação da população, uma vez que o riacho dos Macacos é um dos principais afluentes do Rio Salgado. Além da implantação de projeto de revitalização do riacho das Timbaúbas e Riacho dos Macacos, uma vez que interferem diretamente na saúde e consequentemente na qualidade de vida da população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cicera Camila Alves Macêdo, Universidade Federal do Cariri

Bacharel em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal do Ceará e especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UNILEÃO. Na época da graduação fui Bolsista de monitoria, atuando nas áreas de Química Geral, Microbiologia básica, Biologia Geral e Estudo de Impacto Ambiental e Avaliação de Impacto Ambiental . Atualmente funcionária pública da Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará -CAGECE, Professora da Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho (Faculdade Integrada de Patos - Crato-CE) e mestranda do curso de Pós-graduação Desenvolvimento Regional Sustentável pela Universidade Federal do Cariri - UFCA.

Jair Paulino de Sales, Universidade Federal do Cariri

Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Realizou período de graduação sanduíche pelo Programa Ciência sem Fronteiras no curso de Ingegneria Gestionale da Università Degli Studi di Modena e Reggio Emilia (UNIMORE). Atualmente cursa (Qualificado) mestrado acadêmico junto ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER) da Universidade Federal do Cariri (UFCA), sendo membro do Grupo de Pesquisa em Modelagem Estatística, Simulação e Otimização de Risco (MESOR).

Sheilla da Silva Melo Figueirêdo, Universidade Federal do Cariri

Graduada em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Regional do Cariri (2003); Pós-Graduada em Engenharia de Segurança do Trabalho pelas Faculdades Integrada de Patos (2015); Mestranda em Desenvolvimento Regional Sustentável pela Universidade Federal do Cariri (2017). Atualmente é Coordenadora de Projetos para Captação de Recursos da APAE de Juazeiro do Norte-CE; Professora visitante da Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho das Faculdades Integradas de Patos - FIP (Unidade: Crato-CE); Professora do Curso de Tecnologia em Segurança do Trabalho na Faculdade de Juazeiro do Norte - FJN.

Thaís Lucena Grangeiro, Universidade Federal do Cariri

Mestranda em Desenvolvimento Regional Sustentável pela Universidade Federal do Cariri - UFCA. Bacharel em Direito e Administração de Empresas. Especialista em Direito do Trabalho e Previdenciário e Docência para o Ensino Superior. Advogada inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil- CE. Desenvolve pesquisas com foco em Educação, Desenvolvimento Sustentável e Direito.

Carlos Wagner Oliveira, Universidade Federal do Cariri

Possui graduação em Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal do Ceará (1994), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal do Ceará (1997) e doutorado em Biosystems Engineering - University of Tennessee (2003). Atualmente é professor da Universidade Federal do Cariri. Atua no Curso de Agronomia e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável. É líder do grupo de pesquisa e extensão Laboratório Estatística Modelagem e Geoprocessamento (LEMGE). Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Irrigação e Drenagem, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo de água e solo, sensoriamento remoto, e evapotranspiração.

Downloads

Publicado

2018-09-25

Edição

Seção

Geodésia, Cartografia e Sensoriamento Remoto