A inclusão dos catadores na gestão compartilhada de resíduos sólidos no município do Ipojuca – Pernambuco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2021.003.0016

Palavras-chave:

Resíduos sólidos, Política nacional de resíduos sólidos, Responsabilidade compartilhada, Catadores de materiais recicláveis

Resumo

O aumento da geração dos resíduos sólidos é uma problemática que tem contribuído para causar impactos negativos ao meio ambiente e à sociedade. A busca pelo desenvolvimento de estratégias, visando à sustentabilidade dos resíduos sólidos, é um desafio para os gestores públicos, em virtude da complexibilidade de aspectos (políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e tecnológicos) que envolvem a gestão dos resíduos sólidos. Nesse contexto, a integração entre o poder público, o setor privado e a sociedade civil emergem como uma das medidas mitigadoras para adequar a gestão dos resíduos sólidos, em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010). O presente estudo tem como objetivo analisar as dificuldades e as potencialidades do trabalho dos catadores de materiais recicláveis, para o desenvolvimento da gestão compartilhada dos resíduos sólidos urbanos. A pesquisa foi realizada com base nos seguintes procedimentos metodológicos: revisão bibliográfica, visita ao Centro de Triagem de resíduos sólidos do Porto de Suape e à Associação dos Agentes de Reciclagem do Ipojuca, entrevistas com os catadores de materiais recicláveis e registro fotográfico. Os resultados foram analisados e contextualizados com o referencial teórico. A pesquisa evidenciou as estratégias adotadas pelos gestores públicos do município do Ipojuca, visando à integração dos catadores na gestão dos resíduos sólidos, além de mostrar a importância da parceria realizada entre o Centro Administrativo do Porto de Suape e a Associação dos Agentes de Reciclagem do Ipojuca, como forma de potencializar o trabalho dos catadores no processo de desenvolvimento da cadeia da reciclagem dos resíduos, de forma compartilhada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jailson Jorge Cardoso, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFPB/2018.1), Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFPE/2016), Especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade (UCAM/2014), Especialista em Ensino de Geografia (FAINTVISA/2008), Tecnólogo em Gestão Ambiental (IFPE/2012), Graduado em Licenciatura em Geografia (UPE/2006), Licenciado em Pedagogia (FAEL/2018). Atualmente sou professor efetivo do Município de Ipojuca - PE, e do Município de Bom Jardim - PE, onde leciono a disciplina de Geografia nos anos Finais do Ensino Fundamental, Tutor à distância do curso de Licenciatura em Geografia do IFPE. Possuo experiência nas seguintes áreas: Educação Ambiental, Elaboração de Projetos Socioambientais, Ensino de Geografia, e Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos.

Maria Cristina Basilio Crispim da Silva, Universidade Federal da Paraíba

possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba (1987), doutorado em Ecologia e Biossistemática pela Universidade de Lisboa (1997) e pós doutorado na área de ecologia aplicada. Atualmente é professora Titular da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: zooplâncton, semi-árido, biodiversidade, conservação de espécies, aquicultura, gestão ambiental, biorremediação, ecoturismo e educação ambiental. Realiza projetos de extensão junto a comunidades pesqueiras e rurais, na área de aquicultura familiar e construção de fossas ecológicas.

Gustavo Ferreira da Costa Lima, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (1984), mestrado em Sociologia pela Universidade de Brasília (1988) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Paraíba e atua no Departamento de Ciências Sociais, no Programa Regional de Pós-Graduação em Desenvolvimento e meio Ambiente - PRODEMA e como colaborador no Programa de Pós-Graduação em Sociologia - PPGS, todos na UFPB. Tem experiência na área de Sociologia Ambiental, com ênfase em Educação e Sociologia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia ambiental, educação ambiental, desenvolvimento sustentável, políticas públicas ambientais, mudanças climáticas e ambientalismo.

Downloads

Publicado

2021-08-26

Edição

Seção

Planejamento, Gestão e Políticas Públicas Ambientais