Implantação do programa de coleta seletiva no município de Tabuleiro do Norte – Ceará – Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2021.003.0018

Palavras-chave:

Catadores de materiais recicláveis, Comercialização, Consórcios públicos

Resumo

A coleta seletiva é um instrumento da Política Nacional de Resíduos Sólidos, no qual se destaca a atuação de catadores de materiais recicláveis. Entretanto, os municípios de pequeno porte possuem dificuldade para sua implementação. Nesse sentido, faz-se mister que esses municípios tracem estratégias para desenvolver o referido serviço ambiental. O Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Ceará estimula a formação de consórcios públicos, implantação de coleta seletiva e inclusão de catadores de materiais recicláveis. Desta feita, o presente estudo objetiva analisar a implantação da coleta seletiva no município de Tabuleiro do Norte, no Estado do Ceará, Nordeste do Brasil, no período compreendido entre 2018 e 2020, mediante entrevista aos gestores e pesquisa documental. Dos resultados, destaca-se que mais de 116 toneladas de resíduos com potencial reciclável foram recolhidas e comercializadas, com evolução entre os anos, mas correspondendo ao potencial de geração de resíduos de menos de duas semanas da área abrangida. Logo, há desafios a serem superados, que vão desde a mobilização e engajamento comunitário, agregação de valor à massa comercializada e fortalecimento da identidade e pertencimento dos catadores atuantes no município à associação local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Alexandre Beserra, Universidade Potiguar

Possui ensino-medio-segundo-graupela Escola Estadual de Educação Profissional Avelino Magalhães(2011).

Maria Joceli Noronha de Andrade, Instituto Federal do Ceará

Possui graduação em GEOLOGIA pela UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (1979) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba (2007). É professora dos cursos de Petróleo e Gás, Manutenção Automotiva, Soldagem, Administração do IFCE campus Tabuleiro do Norte-CE. Experiência na na área de saneamento Ambiental ( Legislação Ambiental, Educação Ambiental, Desenvolvimento Sustentável, Farmácias Vivas, dentre outros). É membro do Comitê em Defesa do Rio - se não ha mais jaguar se salve o rio do município de Limoeiro do Norte-CE; Membro representante do IFCE no Conselho de Desenvolvimento do Meio Ambiente -CONDEMA e no Conselho Gestor de Resíduos Sólidos do município de Tabuleiro do Norte-CE. 

Carlos Vangerre de Almeida Maia, Universidade Federal do Piauí

Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Tecnólogo em Recursos Hídricos/Saneamento Ambiental pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (CENTEC). É Agente de Proteção e Defesa Civil do Município de Limoeiro do Norte, cedido ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) do mesmo município. Atuou como Secretário Executivo do Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos - Vale do Jaguaribe (CGIRS-VJ). Membro de grupo de pesquisa Gestão, Meio Ambiente e Sustentabilidade (GEMAS).

Amanda Ferreira Dias, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Recursos Naturais pelo Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais (MARENA) da Universidade Estadual do Ceará-UECE, 2016. Graduada em Engenharia Ambiental e Sanitária pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará-IFCE, 2014. Foi professora do ensino técnico profissionalizante da turma de Meio Ambiente-CEPEP. Como bolsista do laboratório de Tecnologia da Biomassa ? LTB Embrapa, desenvolveu pesquisas na área de Avaliação de Impactos Ambientais, Pegada Hídrica, Pegada de Carbono com foco em Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) e valoração de resíduos da agroindústria. Participou de pesquisas e análises ambientais sobre recursos hídricos e tem experiência na análise de Relatórios Ambientais (Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Automonitoramento de Emissões Atmosféricas e Efluentes LíquidosJ).

Anny Kariny Feitosa, Instituto Federal do Ceará

Pós-doutora pela Universidade de Aveiro, Programa de Pós-graduação em Ciências e Engenharia do Ambiente, Departamento de Ambiente e Ordenamento (DAO/UA, Portugal) e pela Universidade Federal do Cariri - UFCA, Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável - PRODER. Doutora em Ambiente e Desenvolvimento, com área de concentração em Espaço, Ambiente e Sociedade pela Univates. Realizou estágio de doutoramento, por meio do Programa Doutorado Sanduíche no Exterior/PDSE/CAPES, na Universidade de Aveiro. É mestre em Economia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Direção Estratégica pela Universidad de León (Espanha). Possui especializações Lato Sensu em: Direito Público; Auditoria e Pericia Ambiental; Docência na Educação Profissional; Psicopedagogia; Gestión por Proyectos en Ambitos Públicos; e, MBA Executivo em Administração. Bacharel em Economia pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Atualmente, é docente do quadro permanente do Instituto Federal do Ceará - IFCE, atuando nos níveis de ensino técnico, superior e pós-graduação. É membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) do IFCE (2019/2021). Líder do Grupo de Pesquisa/GP Gestão, Meio Ambiente e Sustentabilidade (GEMAS) e membro do GP Semiárido, Caatinga, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional, ambos no âmbito do IFCE. Tem experiência em pesquisa e produção científica, com ênfase em: Economia Ambiental, Economia Agrária e dos Recursos Naturais e Sustentabilidade.

Downloads

Publicado

2021-08-26

Edição

Seção

Planejamento, Gestão e Políticas Públicas Ambientais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)