Implantação do programa de coleta seletiva no município de Tabuleiro do Norte – Ceará – Brasil
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2021.003.0018Palavras-chave:
Catadores de materiais recicláveis, Comercialização, Consórcios públicosResumo
A coleta seletiva é um instrumento da Política Nacional de Resíduos Sólidos, no qual se destaca a atuação de catadores de materiais recicláveis. Entretanto, os municípios de pequeno porte possuem dificuldade para sua implementação. Nesse sentido, faz-se mister que esses municípios tracem estratégias para desenvolver o referido serviço ambiental. O Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Ceará estimula a formação de consórcios públicos, implantação de coleta seletiva e inclusão de catadores de materiais recicláveis. Desta feita, o presente estudo objetiva analisar a implantação da coleta seletiva no município de Tabuleiro do Norte, no Estado do Ceará, Nordeste do Brasil, no período compreendido entre 2018 e 2020, mediante entrevista aos gestores e pesquisa documental. Dos resultados, destaca-se que mais de 116 toneladas de resíduos com potencial reciclável foram recolhidas e comercializadas, com evolução entre os anos, mas correspondendo ao potencial de geração de resíduos de menos de duas semanas da área abrangida. Logo, há desafios a serem superados, que vão desde a mobilização e engajamento comunitário, agregação de valor à massa comercializada e fortalecimento da identidade e pertencimento dos catadores atuantes no município à associação local.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Nature and Conservation
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.