Utilização de tubo PVC como ferramenta de proteção de mudas de abóboras (curcubita moschata) no campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2021.003.0012

Palavras-chave:

Consórcio, Curcubita moschata, Agricultor Familiar

Resumo

As abóboras são hortaliças pertencentes à família das curcubitáceas, e são importantes tanto no que se refere à saúde e bem-estar, quanto a questões ligadas a economia e desenvolvimento da agricultura familiar. Essas espécies do gênero Cucurbita são oriundas das Américas e são ótimas fonte de ferro, cálcio, magnésio, potássio, além de vitaminas importantes para o ser humano. Nesse sentido o presente trabalho teve como objetivo apresentar o uso do tubo PVC como ferramenta de auxilio na proteção de mudas de hortaliças no campo, com enfoque para produção de abóboras desenvolvida por pequenos agricultores, que por vezes enfrentam problemas com ataques inesperados em suas plantações. O estudo foi realizado por meio de um experimento de doutorado em pleno desenvolvimento, que abrigava em sua base o consórcio de diferentes culturas, onde o intuito era a recuperação da área inserida. A abóbora (curcubita moschata) foi o objeto de análise considerando que a base de sua produção é a agricultura familiar, a fim de contribuir para o melhor desenvolvimento da hortaliça no campo. Os resultados apresentaram-se positivos quanto à utilização da ferramenta em comparação com o período da ausência da mesma, demonstrando que o uso do tubo PVC deve ser considerado para esse fim, não só na proteção de mudas de abóboras, mas também de outras culturas e em diferentes consórcios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Carlos de Sousa Júnior, Instituto Federal Goiano

Graduado em Administração - Habilitação em Agronegócios, pela Universidade Estadual de Goiás - UEG (2006). Técnico em Contabilidade pelo Instituto Federal Goiano - IF Goiano (2008) ; Especialista em Marketing e Gestão Estratégica pela Universidade Cândido Mendes - UCAM (2014). Mestre em Desenvolvimento Rural Sustentável, pela Universidade Estadual de Goiás - UEG (2021). Atualmente é Professor Efetivo em Regime de Dedicação Exclusiva no IF Goiano - Instituto Federal Goiano Campus Iporá-GO, atuando nos Cursos de Agronomia, Tecnologia em Agronegócio, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Técnico em Administração Institucional Modalidade EaD. 

Estênio Moreira Alves, Instituto Federal Goiano

Pré-qualificado em Agropecuária (1995) pela Escola Agrícola Municipal de Barra do Garças-MT (Atual IFMT), Técnico em Agropecuária (1998) pela Escola Agrotécnica Federal de Cáceres-MT (Atual IFMT), Pós -Técnico em Zootecnia (1999) pela Escola Agrotécnica Federal de Santa Teresa-ES (Atual IFES), Engenheiro Agrônomo (2007) pela Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT - Campus Universitário de Tangará da Serra-MT, Especialista em Proteção de Plantas (2009) e Mestre em Agroecologia (2014) pela Universidade Federal de Viçosa - UFV, Doutor em Ciências Agrárias (2019) pelo Instituto Federal Goiano (IF Goiano), Campus Rio Verde. Tem experiência em Agronomia, Agrossilvicultura (ILPF), Olericultura e Agroecologia. Atua como pesquisador em sistemas integrados de produção vegetal e animal, avaliando sistemas de produção com ruminantes, grandes culturas e hortaliças com enfase em agroecologia. Professor no curso de Especialização Latu Sensu em Sistemas Integrados de Produção Agropecuária (SIPA). Engenheiro Agrônomo no Instituto Federal Goiano - Campus Iporá e Conselheiro da plenária do CREA-GO.

Maria Gláucia Dourado Furquim, Instituto Federal Goiano

Graduada em Administração com habilitação em Agronegócio pela Universidade Estadual de Goiás - UEG . Especialista em Auditoria e Perícia Ambiental pela Universidade de Rio Verde - UniRV e possui MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela Universidade Estadual de Goiás - UEG . Mestre em Agronegócio pela Universidade Federal de Goiás - UFG. Atualmente é Professora Efetiva em Regime de Dedicação Exclusiva no IF Goiano - Instituto Federal Goiano Campus Iporá-GO, atuando nos Cursos de Agronomia, Tecnologia em Agronegócio, Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, Técnico em Secretariado e Técnico em Administração Institucional Ead. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégias Gerenciais, Gestão de Pessoas e Sustentabilidade.

Downloads

Publicado

2021-08-26

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente