Parâmetros indicativos de qualidade da água e solo em área de agricultura na região de Tailândia, PA

Autores

  • Andreza Pereira de Almeida Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Bruna Oliveira Ferreira Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Regilene Angélica da Silva Souza Universidade Federal Rural da Amazônia

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2021.003.0013

Palavras-chave:

Atributos físico-químicos, Impacto ambiental, Monitoramento ambiental

Resumo

O uso indiscriminado dos recursos naturais foi uma consequência do aumento da demanda por alimentos e continua tendo resultados catastróficos na qualidade da água e solo, recursos essenciais para a manutenção da vida. O objetivo do estudo foi avaliar os atributos do solo e os parâmetros físico-químicos de qualidade da água na época de estiagem em áreas agrícolas do município de Tailândia, Pará. O estudo foi conduzido em duas propriedades agrícolas enquadradas em média (monocultura/milho) e pequena (agricultura familiar) propriedade. Foram coletados amostras de solo e água. Nas amostras de solos foram determinados os atributos físico-químicos: textura, pH, MO, K, P, Al, t, T, Mg, Ca, Mn, Fe, Cu, Zn, m%, H+Al, V%; e na água: pH, CD, OD e turbidez. Foram verificadas potenciais fontes de poluição no uso de insumos agrícolas e a falta adequada de infraestrutura dos poços. Quanto à qualidade das águas, poço e reservatório foram enquadradas como Classe 1 e Classe 3, mas não satisfazem com qualidade seu uso principalmente pela desconformidade com pH, CE e OD. Os solos estudados apresentam textura média. O pH do solo e a matéria orgânica foram os indicadores de qualidade do solo mais representativos das áreas estudadas. Os solos tiveram baixos teores de K e o P, e altos teores de micronutrientes, com destaque o Fe. O manejo das áreas agrícolas contribuiu para o surgimento de processos erosivos, concluindo-se que nas duas propriedades foram reveladas reduzida qualidade do solo e água e a necessidade de monitoramento ao longo de tempo desses parâmetros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreza Pereira de Almeida, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2018). Atualmente é gestora de paisagismo da Associação de Moradores e Adquirentes Alphaville Belém e alumni - Enactus UFRA. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Recursos Florestais e Engenharia Florestal, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, paisagismo, empreendedorismo, meio ambiente e educação.

Bruna Oliveira Ferreira, Universidade Federal Rural da Amazônia

Engenheira Florestal no cargo de Analista de Suprimentos da Natura. Tem experiência na área de Projetos Socioambientais e fornecimento de ativos da sociobiodiversidade. Experiência na área de Geoprocessamento. Acredito que o empreendedorismo é a arte de fazer acontecer. Meu propósito de vida é defender a Amazônia e as comunidades tradicionais. Através de viagens aprimoro meu conhecimento e construo conexões e por meio da fotografia registro meu fascínio.

Regilene Angélica da Silva Souza, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Bahia (2003), mestrado em Ciência do Solo pela Universidade Federal de Lavras (2005), doutorado em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009) e pós-doutorado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2013). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal Rural da Amazônia. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Ciência do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e popularização da ciência do solo, conscientização e percepção ambiental, reaproveitamento de resíduos agroflorestais e urbanos e gênese e mineralogia do solo.

Downloads

Publicado

2021-08-26

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente