Controle da Camarotella torrendiella e Camarotella acrocomiae no cultivo do Cocos nucifera L.
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2237-9290.2023.004.0001Palavras-chave:
Fungicida, Coco, Manejo integrado, Educação BásicaResumo
O coqueiro, Cocos nucifera, é uma das espécies de plantas mais cultivada no mundo. No Brasil, está difundido nas regiões: Nordeste, Sudeste, Norte e Centro-Oeste. Uma das principais doenças relatadas na literatura referente a cocoicultura é a lixa, causada pelo fungo Camarotella torrendiella e Camarotella acrocomiae. A doença pode causar perdas de até 50% da produção. A pesquisa, por meio dos experimentos montados na “Fazenda coco verde mata sede”, Km 28, São Mateus/ES, teve o objetivo de analisar a eficácia de fungicida à base de Ciproconazol, com os bioestimulantes organominerais: Agromós, ASD 2022 e ASV 2022. Para o experimento, foi utilizado o delineamento em blocos casualizados, com parcelas subdivididas no tempo, com três plantas, nove tratamentos e seis repetições, totalizando 162 plantas. Os produtos foram aplicados em diferentes doses. Cada tratamento foi avaliado quanto ao número de folhas e a presença das lixas. Buscou-se encontrar a melhor combinação entre o fungicida e os bioestimulantes, para o controle da doença em campo, otimizando o custo-benefício. A pesquisa foi realizada de fevereiro de 2022 a agosto de 2023. Para o número de folhas, não teve alterações significativas, enquanto para a análise da primeira folha com lixa, obteve resultados significativos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Natural Resources
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.