Avaliação da toxicidade de um inseticida a base de transflutrina em Lactuca sativa L.
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2237-9290.2023.003.0006%20Palavras-chave:
Alface, Bioensaio, Inseticida doméstico, PiretróideResumo
Os inseticidas piretróides são descritos como substâncias de baixa toxicidade e alta eficiência e, portanto, são amplamente utilizados nas residências e no controle de vetores causadores de doença na saúde pública. Porém, devido à alta lipofilicidade, o uso indiscriminado preocupa quanto aos efeitos em organismos não alvos após liberados no ambiente, na forma de efluentes industriais ou resíduos pós-consumo. No presente estudo, objetivou-se analisar a fitotoxicidade de um inseticida doméstico líquido a base de transflutrina por meio de bioensaio com sementes de Lactuca sativa L. O inseticida foi testado nas concentrações de 5, 10, 20 e 40% (diluições), além do tratamento controle negativo (água destilada). Avaliou-se, após cinco dias de incubação a 22 oC, a taxa de germinação, a taxa de crescimento do hipocótilo e a taxa de crescimento da radícula de L. sativa. Os resultados obtidos indicam que não houve toxicidade do inseticida, a nível de 5% de significância, porém, o tratamento de 40% apresentou um índice de crescimento relativo (ICR) de 0,6, isto é, indicando um efeito inibitório na raiz. Além disso, no tratamento de 40% houve redução do desenvolvimento de L. sativa em 50%, se comparado ao tratamento controle. Concluímos que não deve ser descartada a possibilidade da transflutrina produzir toxicidade em célula vegetal, em altas concentrações.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Natural Resources
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.