Análise sustentável da pegada hídrica total na sub-bacia do Rio Paraíba, localizado no Semiárido Nordestino, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2237-9290.2022.001.0008Palavras-chave:
Pegada hídrica; Sustentabilidade ambiental; Consumo; Disponibilidade.Resumo
Nos últimos anos, a humanidade vem vivenciando um cenário de crise com relação ao crescimento populacional e a degradação do meio ambiente, exigindo cada vez mais, um esforço teórico-flexivo dos problemas gerados pelo homem ao meio ambiente. O objetivo principal, calcular a pegada hídrica na sub-bacia do Rio Paraíba, localizada no semiárido nordestino e analisar a sua sustentabilidade ambiental. Para Tanto, foram feitas análises com os métodos da pegada hídrica total a fim de verificar a sua eficiência na geração de informações sobre a quantidade de água consumida nos principais setores de utilização da água na sub-bacia estudada. De acordo com os resultados, para o ano de 2018, ao analisar todo o contexto da sub-bacia do Rio Paraíba, é possível considerá-la como sustentável. Quando a análise parte uma escala tempo mensal foi observado que o consumo de água requerido é insustentável entre os meses de agosto a março. No início de meados de março, período que começa as chuvas, a demanda de água supera a pegada azul. Diante da realização dessa pesquisa, acredita-se que esses resultados servirão para o planejamento do uso eficiente da água, como também, alertar principalmente a população, empresas e gestores ambientais sobre a quantidade de água disponível que está sendo consumida nos diversos setores da sociedade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Natural Resources
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.