Uso racional dos recursos hídricos por meio da tecnologia da inovação no cerrado brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2237-9290.2021.003.0012Palavras-chave:
Bacia hidrográfica, Rio grande, Sustentabilidade, Sociedade, ÁguasResumo
Nas últimas três décadas, mais da metade do Cerrado brasileiro foi transformado em monoculturas. O Brasil busca estratégias para conter a destruição do bioma, através da criação de novas áreas de monitoramento e preservação, que cada vez mais vem sendo objeto de estudo das geotecnologias por meio de aerofotogrametria e produção de mapas digitais. Entretanto, com o crescimento da população, a demanda de água para o consumo direto e para a produção de alimentos, bens e serviços, repercute em problemas concernentes à insuficiência e poluição hídrica. O presente trabalho tem por objetivo ponderar o uso antrópico em áreas do Cerrado, colaborando na construção de um ambiente de oportunidade para o aumento de parcerias e resolução de conflitos socioambientais, que visa trazer à baila a preservação dos recursos naturais em um cenário cada vez tomado pelo agronegócio. Sendo este estudo resultante de uma abordagem qualitativa, que considerou os sistemas eficientes de gestão de águas, e para se entender o adequado aproveitamento dos recursos hídricos disponíveis nas bacias hidrográficas, constitui-se uma análise da participação da sociedade por meio de dados e informações públicas de comitês regionais de bacias hidrográficas. Conclui-se que é necessário um plano participativo nas bacias hidrográficas de forma obrigatória, além da promoção da análise e aprovação do planejamento de uso racional dos recursos hídricos, por meio da viabilidade de estudos ambientais do atual modelo de irrigação e utilização desses recursos nos limites das bacias hidrográficas como as encontradas na região oeste da Bahia.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Natural Resources
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.