Diagnóstico do uso do marketing digital nas empresas da zona comercial do município de Icó/CE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2595-4318.2020.002.0003

Palavras-chave:

Diagnóstico, Marketing Digital, Uso, Mídias Sociais, Setor vestuário

Resumo

O estudo teve como seu objetivo geral verificar o impacto causado pelas mídias digitais no aumento do fluxo de venda e em termos específicos visou: caracterizar as empresas consideradas quanto ao nível de utilização das ferramentas de tecnologia da informação; Verificar o nível de entendimento dos gestores das empresas no que se diz respeito ao marketing digital; e analisar a utilização do marketing digital nas empresas da zona comercial de Icó/CE. Foi realizado junto a três empresas do setor de vestuário localizadas no centro comercial do  município de Icó/CE e transcorreu de agosto a novembro de 2019. O objeto de estudo foram os gestores das empresas envolvidas que foram submetidos a uma entrevista estruturada. As informações coletadas foram analisadas através do método de análise de conteúdo. O marketing digital desenvolvido quanto ao uso das mídias sociais é uma realidade nas empresas consideradas e contribui significativamente nas vendas. O Instagram é a principal mídia seguida pelo Whatsapp. A escolha pelo Instagram deve-se aos seguintes fatos: proporcionar mais interação entre os contatos, rapidez com relação à velocidade de visualização e a comodidade para clientela.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabelly Carlos Siqueira, Centro Universitário Vale do Salgado

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Pólos(2012). Tem experiência na área de Administração. 

João José Anselmo dos Santos, Faculdade Vale do Salgado

Formado em agronomia pela Universidade Federal do Ceará (1993), mestre em agronomia na área de Irrigação e Drenagem pela Universidade Federal do Ceará (1998), possui graduação em Especial de formação pedagógica-licenciatura plena pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2001) e em processo de conclusão do curso de especialização Latu sensu em Recursos Humanos e Metodologia do Ensino Superior. É técnico do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Instituto CENTEC) desde de 2000, onde coordenou as unidades de Jaguaribe e Icó. Atualmente técnico de desenvolvimento tecnológico do Instituto Centro de Ensino Tecnológico - CENTEC. Como técnico do Instituto CENTEC ministra cursos de extensão nas áreas de meio ambiente, agropecuária, gestão de negócio e informática. Professor do Centro Universitário Vale do Salgado - UNIVS. Desenvolve trabalho de educação ambiental através do reaproveitamento de garrafa PET. Atuou voluntariamente no Festival da Cultura Icoense de 2012 até a 2017, onde coordena as ações socioambientais do evento. 

Downloads

Publicado

2020-04-07

Edição

Seção

Marketing e Estratégias Mercadológicas